Itamaraju realiza a IX Conferência Municipal de Assistência Social

Publicado em

Tempo estimado de leitura: 2 minutos

Foi Realizada no município de Itamaraju durante os dias 6,7 de julho, a IX conferência municipal de assistência social, a abertura do evento aconteceu na câmara municipal de vereadores e contou com a presença do prefeito Marcelo Angênica e vice Téa, Vice prefeito do município de Itabela Gedalvo Oliveira, secretariados e população.

Com o tema: Garantia de Direitos e Fortalecimento do SUAS, a plenária contou com a presença do palestrante Rodrigo Alves da Silva �?? conselheiro estadual da criança e do adolescente e conselheiro estadual da assistência social da Bahia – vice presidente, a mesa foi composta pela presidenta do conselho municipal de assistência social Caiter Suely, secretaria municipal de desenvolvimento social Fabiana Angênica, trabalhadores do SUAS, usuários do SUAS, representantes do legislativo e sociedade.

marcelo angenica e tea producoes na ix conferencia municipal de assistencia social em itamarajuA Conferência municipal é um espaço amplo e democrático de discussões e articulações coletivas, visando à construção de propostas e estratégias de organização para melhor atender a população, uma das características é reunir governo e sociedade civil organizada para debater e decidir as prioridades nas políticas públicas no âmbito do Sistema �?nico de Assistência social �?? SUAS, um dos objetivos é avaliar a política de assistência social e definir diretrizes para o aprimoramento do sistema único de assistência social (SUAS que ocorrem em âmbito municipal, estadual e federal.

O palestrante Rodrigo Alves falou do momento de crise política e financeira vivenciado no país, onde diversas perdas de direitos que têm assolado a população, provocando medo e incerteza diante do futuro, �??através da conferencia é possível ouvir e conhecer os anseios da população e juntos discutir e estruturar as políticas de fortalecimentos do SUAS, as deliberações constituídas ajudam a conquistar muitos direitos que só é possível por meios do processo participativo e condizente com a realidade e demandas da população�?� encerrou.

palestras na ix conferencia municipal de assistencia social em itamarajuDurante o decorrer do dia seguinte, os debates aconteceram no Centro de Evangelização São Cosme e São Damião, o publico dividido e salas elaboraram propostas que serão apresentadas na conferencia estadual na cidade de Salvador, o município de Itamaraju terá representatividade de três delegados eleitos, a IX conferencia municipal contou com 4 eixos:

1º Proteção social não contributiva e o principio da equidade como paradigma para a gestão dos direitos socioassistenciais.
2º Gestão democrática e controle social: o lugar da sociedade civil no SUAS.
3º acesso as seguranças socioassistenciais e articulação entre serviços, benefícios e transferência de renda como garantia dos direitos socioassistenciais.
4º a legislação como instrumento para uma gestão de compromissos e corresponsabilidades dos entes federativos para a garantia dos direitos socioassistenciais.

Por: Henrique Peixoto

[justified_image_grid flickr_user=80275062@N06 flickr_photoset=72157683342246763].

Que você achou desse assunto?

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -

ASSUNTOS RELACIONADOS

Suzano retira mais de 51 mil pessoas da linha de pobreza em três anos

A Suzano, maior produtora mundial de celulose e referência global na fabricação de bioprodutos desenvolvidos a partir de árvores plantadas de eucalipto, avançou em sua estratégia social ao retirar mais de 51 mil pessoas da linha da pobreza desde 2020. Somente em 2023, contribuímos para...

Mulheres Sem Terra ocupam a BR 101 no KM 831 entre Itamaraju e Teixeira de Freitas

Nesta sexta-feira (08), mais de 300 mulheres Sem Terra ocuparam o trecho da BR 101, entre Itamaraju e Teixeira de Freitas, nas proximidades da Escola Popular Egídio Brunetto, no Assentamento Jacy Rocha. Segundo o Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST), o ato teve o intuito...

Liga de Futebol de Itamaraju tem novo presidente

Dois meses após a conquista do pentacampeonato no Intermunicipal, a Liga de Futebol de Itamaraju (LFI) elegeu a sua nova diretoria para o biênio 2024/2025. Três chapas concorreram ao pleito, realizado na noite desta segunda-feira (29), saindo como vencedora a “União e Transparência”, encabeçada...