Fumacê costal reforça ações de combate ao mosquito da dengue em Alcobaça

O verão logo estará chegando e com ele os problemas provocados pelo aedes aegypti (transmissor da dengue, chikungunya e zika).

A Secretaria de Saúde de Alcobaça está se antecipando nas ações de combate à esse mosquito. Um pulverizador costal (conhecido como máquina fumacê costal) é o novo reforço dos agentes de endemias do município.

O Coordenador do Programa Regional de Controle da Dengue e da Febre Chikungunya, conhecido como ‘Edivaldo da Dires’, está treinando os agentes de endemias para o uso do equipamento.

De acordo com Marcone (coordenador dos agentes municipais de endemias) o equipamento já está em campo. “Iniciamos nesta semana em São José – localidade escolhida por apresentar o maior número de notificações das doenças causadas pelo Aedes aegypti”, explicou.

Para o Secretário de Saúde de Alcobaça, Robson Mattos, o equipamento será um reforço de peso nas ações previstas em todo o município. “O fumacê costal vai ampliar o trabalho iniciado desde o início do ano, quando realizamos diversas ações de combate ao mosquito, como os mutirões de limpeza nas zonas urbana e rural, campanha de conscientização dos moradores e utilização do carro fumacê e, agora, com uma nova máquina fumacê costal vamos prevenir ainda mais as doenças como dengue, chikungunya e a zika”, esclareceu.

O que você achou desse assunto? Deixa aqui seu comentário