Capacitação para vereadores, assessores e funcionários da Câmara de Alcobaça

Publicado em

Tempo estimado de leitura: 3 minutos

Vereadores, assessores e funcionários da Câmara Municipal de Alcobaça participaram de uma capacitação sobre Fiscalização do Poder Legislativo Municipal.

A palestra foi realizada durante a manhã desta quarta-feira (12) no prédio da Câmara Municipal de Vereadores. A palestrante foi Lucidarle Prado (sócia-proprietária da Almeida Prado – empresa especializada em Assessoria e Consultora em Gestão Pública).

palestra da almeida prado com vereadores funcionários e assessores de alcobaça 1
�?rico Miranda (Presidente da Câmara de Vereadores de Alcobaça) e Lucidarle Prado (sócia-proprietária da Almeida Prado – empresa especializada em Assessoria e Consultora em Gestão Pública)

Segundo a palestrante, o objetivo foi esclarecer dúvidas sobre o papel do vereador na fiscalização dos recursos públicos e a ação do Poder Legislativo municipal no acompanhamento dos gastos públicos, afim de garantir a melhor aplicação, segundo os interesses da municipalidade.

“�? importante salientar que o vereador quando controla a atuação do gestor público municipal está, na verdade, cumprindo uma obrigação fixada pelo texto da Constituição Federal Brasileira de 1988, a qual estabelece em seu Art.31 que a fiscalização do município será exercida pelo Poder Legislativo municipal, mediante controle interno“, explicou.

palestra da almeida prado com vereadores funcionários e assessores de alcobaça 4
Vereadores de Alcobaça participando da palestra de Fiscalização do Poder Legislativo Municipal

Para o Presidente da Câmara de Vereadores de Alcobaça, Erico Miranda, é preciso que o poder público se modernize e esteja sempre atualizado e preparado para os novos tempos e para a modernidade de outrora.

“Enfrentar os desafios dos novos tempos, afim de atender a expectativa que a sociedade requer, sobretudo, na velocidade da informação, com a ética, a transparência e a boa administração dos atos públicos. Esse deve ser o papel dos agentes políticos e públicos e, nosso mandato tem sido pautado na busca dessa preparação”, argumentou.

palestra da almeida prado com vereadores funcionários e assessores de alcobaça 7
Participação dos vereadores, assessores e funcionários na palestra

O CURSO: Dentre os assuntos abordados, estavam o gerenciamento da prestação de contas ao TCM (Tribunal de Contas dos Municípios), através do Sistema Contábil, SIGA e E-TCM, além das noções básicas de prestação de contas pelo estado e União, através do SICONFI (Sistema de Informações Contábeis e Fiscais do setor Público), SICONVI (Sistema de Convênios- Prestação Contas de Convênios) e SANDIPEM ( Prestação de Contas Anual- Cadastro de Dívida Pública – CDP).

palestra da almeida prado com vereadores funcionários e assessores de alcobaça 2
Certificação de participação na palestra

Outros temas também foram abordados, dentre os quais: CAUC �??SERVI�?O AUXILIAR DE INFORMA�?�?ES PARA TRANSFER�?NCIAS VOLUNTÁRIAS, quais os objetivos do serviço auxiliar de Informações para Transparências Voluntárias, como ampliar o nível de controle de exigências, possibilitando transparência exercício de cidadania, na medida que permite acesso pela internet.

palestra da almeida prado com vereadores funcionários e assessores de alcobaça 6
Participação dos vereadores, assessores e funcionários na palestra

Os vereadores também ouviram informações de como se capacitar e obter informações junto aos tribunais. Os gestores, funcionários e assessores puderam fazer perguntas, esclarecer duvidas sobre o assunto, que segundo Lucidarle é essencial ter o conhecimento para se fazer uma boa gestão �??O talento vence o jogo, mas o trabalho em equipe ganha campeonatos�?�, enfatizou.

.

Que você achou desse assunto?

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -

ASSUNTOS RELACIONADOS

Alcobaça realiza capacitação das equipes de saúde para atendimentos de feridas e curativos

Pacientes feridos são frequentes na rotina das unidades básicas de saúde, ambulatoriais e de urgência e emergência. Preparar as equipes para esses procedimentos é o objetivo proposto pela Secretaria de Saúde do município de Alcobaça com a capacitação de enfermeiros e técnicos de enfermagem. Esse...

Alcobaça adquire dois novos veículos para reforçar a frota da saúde do município

Os dois novos veículos foram adquiridos com recursos próprios do município de Alcobaça. A entrega aconteceu na tarde terça-feira, dia 16 de abril.A proposta é modernizar a frota da Secretaria Municipal de Saúde, facilitando o deslocamento das equipes e o transporte de pacientes para...

Inaugurada a nova praça de Pouso Alegre de Alcobaça

Em uma cerimônia emocionante, a prefeitura municipal de Alcobaça por meio do prefeito Zico de Baiato entregou no último sábado a nova praça da comunidade de Pouso Alegre. Em uma cerimônia acompanhado por secretários, vereadores e outras autoridades o prefeito recebeu ainda a população para...