SSP/BA questiona ranking das cidades mais violentas

Publicado em

Tempo estimado de leitura: 2 minutos

A Secretaria da Segurança Pública ressalta, novamente, que desconhece a metodologia utilizada para a contagem das mortes nos estados brasileiros, como a publicada pelo IPEA esta semana. A diferença no resultado dos rankings divulgados por tais estudos mostram a discrepância da forma de coleta de dados, apontando, em cada uma delas, um município diferente como o mais violento por 100 mil habitantes.

Mais uma vez, a SSP-BA entende que, enquanto não houver uma padronização na coleta destas informações junto a todos os estados, pesquisas como a publicada em nada vão colaborar para entender a real situação dos municípios e a dinâmica da violência no país.

mapa da violencia 2017Exemplificando, em uma cena de crime com 5 mortos por arma de fogo, na Bahia, e demais estados nordestinos, são contabilizados 5 homicídios. Em outros estados, com essa mesma situação, é contabilizado apenas 1 homicídio. Outro ponto diferente é a utilização da classificação ‘mortes a esclarecer’. Tem estado que no final do ano computa 4 mil homicídios e outras 3 mil mortes a esclarecer. Nestes casos as pesquisas utilizam apenas o dado ‘oficial’ de 4 mil.

Destaca que o Ministério da Justiça já reconheceu que a falta de metodologia única para contagem dos casos colabora para a criação equivocada de rankings de cidades. Logo, se cada estado contabiliza de forma diferente é impossível compará-los.

Por fim a SSP reforça a necessidade da unificação da metodologia e a necessidade de o Governo Federal implantar um plano de segurança com investimentos na área de modo que as informações sobre a violência sirvam de fato para estabelecer estratégias para diminuí-la.

Assessoria de Comunicação/Secretaria da Segurança Pública da Bahia

.

Que você achou desse assunto?

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -

ASSUNTOS RELACIONADOS

STJ mantém habeas corpus do filho de Binho Galinha após parecer do MPF e nega pedidos de outros réus

O ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Joel Ilan Paciornik, manteve o habeas corpus concedido ao filho do deputado estadual Binho Galinha (PRD), João Guilherme Cerqueira da Silva Escolano, preso em dezembro do ano passado. Na decisão, o magistrado reforçou a revogação da prisão preventiva do réu, mediante a aplicação de medidas cautelares alternativas

VÍDEO: Mulher tem carro roubado em frente a condomínio no bairro da Graça, em Salvador

Uma mulher teve seu carro roubado nesta quarta-feira (24) em frente a um condomínio localizado na rua 8 de dezembro, no bairro da Graça, em Salvador. Nas imagens obtidas pelo Bahia Notícias é possível o momento em que o suspeito - que usava boné, camisa azul e uma bermuda jeans - se aproxima da vítima

Polícia encontra 3 corpos enterrados no Guarujá após denúncia anônima

São Paulo – A Polícia Militar encontrou na tarde desta quarta-feira (24/4) 3 corpos enterrados em uma comunidade na Vila Baiana, em Guarujá, no litoral de São Paulo. Os cadáveres estavam em um ponto alto do morro da comunidade e foram localizados após a PM receber uma denúncia anônima. Com isso, já são 6 corpos