Cerca de 100 crianças, adolescentes e jovens de diferentes projetos sociais e musicais formam juntos a Orquestra Regional do Extremo Sul. Concerto inédito em duas importantes cidades da região. As atividades são gratuitas.

Em Teixeira de Freitas, a apresentação acontece na sexta-feira, dia 9, às 19h30, no auditório da IBM – Igreja Batista Memorial, e terá transmissão ao vivo pelo facebook do ICED – Projeto Orquestrando Futuros.

Em Itamaraju, o concerto será no sábado, 10, às 19h, no auditório da Facisa – Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas.

A ação é realizada pela Rede de Projetos Orquestrais da Bahia e integra as comemorações dos 10 anos do NEOJIBA (Núcleos Estaduais de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia).

Desde outubro 2016, os músicos da Orquestra do Extremo Sul participam de oficinas de técnica instrumental e ensaios ministrados por multiplicadores do programa NEOJIBA. Os jovens são alunos dos projetos ABC do Ó, de Itanhém, Associação Cultural Dona Flora e FLASB – Filarmônica Lira São Bernardo, de Alcobaça, e do ICED – Projeto Orquestrando Futuros e NEMAD, de Teixeira de Freitas.

Entre seus integrantes, estão nove crianças selecionadas a partir de um edital público para compor a primeira orquestra sinfônica infantil da Bahia. Outra ação comemorativa dos 10 anos do NEOJIBA, que irá reunir 100 crianças e jovens para uma residência artística e apresentações públicas em Salvador no mês de outubro. Um deles foi o violinista Jony Nascimento, de 15 anos, de Teixeira de Freitas. “É totalmente diferente participar de uma orquestra. São várias pessoas, outros naipes, instrumentos que não conhecemos e passamos a conhecer”, conta Jony sobre a experiência de trabalho em conjunto vivida na Regional do Extremo Sul. Sobre a Orquestra Infantil da Bahia, ele completa: “Para mim, é uma oportunidade única de conhecer novas pessoas, lugares e grandes professores”.

Caravanas Pedagógicas
Iniciado em outubro de 2016, o projeto das Caravanas Pedagógicas realiza até outubro 2017 um total de 42 visitas técnicas e oficinas pedagógicas com grupos musicais e orquestrais da Bahia, além de 12 apresentações públicas. Todas as atividades contemplam diretamente mais de 1,3 mil crianças, adolescentes e jovens de projetos orquestrais, sediados em 30 municípios do Estado. Cerca de 500 jovens músicos no interior da Bahia integram as cinco Orquestras Regionais, numa média de 100 por grupo, todos pertencentes a projetos sociais e musicais baianos.

O projeto conta com o patrocínio da Cielo e Cateno, através da Lei Federal de Incentivo à Cultura do Ministério da Cultura e Governo Federal, Ordem e Progresso. No Extremo Sul, conta com a parceria do ABC do Ó, Associação Cultural Dona Flora, FLASB, IBM – Igreja Batista Memorial, NEMAD e ICED, importante instituição da região, que também realiza a produção local da caravana. Em Itamaraju, a ação também tem a parceria da Prefeitura local e Secretaria Municipal de Educação, Esporte e Cultura.

[fbvideo link=”https://www.facebook.com/primeirojornal2/videos/1323122981068110/” width=”640″ height=”350″ onlyvideo=”1″]

Serviço
Concertos da Orquestra Regional do Extremo Sul
Dia 9 de junho (sexta-feira), às 19h30
Teixeira de Freitas
Auditório da IBM – Igreja Batista Memorial
Endereço: Avenida Nove de Maio, n 29, Jardim Caraipe
Este concerto terá transmissão ao vivo pelo facebook.com/iced.teixeira.

Dia 10 de junho (sábado), às 19h
Itamaraju
Auditório da Facisa – Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas
Endereço: BR 101, Km 808, n 1130, Santo Antônio do Monte

Sobre a Rede de Projetos Orquestrais da Bahia
É um espaço que reúne diversas entidades que promovem o ensino e a prática musical coletiva como meio para o desenvolvimento social de crianças, adolescentes e jovens na Bahia. Atualmente, são 42 projetos, em 36 municípios e 15 Territórios de Identidade do Estado. A Rede procura criar ou potencializar ações que atendam à crescente demanda por apoio pedagógico no campo da formação musical e oferece qualificação em gestão e na criação de projetos musicais no interior do Estado.

O que você achou desse assunto? Deixa aqui seu comentário