Entidades pedem ajuda para salvar a Lagoa do Jacaré

Publicado em

Tempo estimado de leitura: 2 minutos

Representantes de entidades ambientais e de organizações civis protocolaram pedido junto à OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) contra o estado de degradação em que se encontra a Lagoa do Jacaré, Área de Preservação Permanente (APP), localizada na zona urbana de Itamaraju.

A denúncia foi apresentada pelo GADS (Grupo de Apoio ao Desenvolvimento Social), Grupo Ambiental Rosas dos Ventos, Grupo Águias Acrobatas Capoeira, AMEI (Associação Municipal dos Estudantes de Itamaraju e do Extremo Sul da Bahia), ADI (Associação dos Diabéticos de Itamaraju) e Associação dos Agentes Comunitários de Saúde.

Ao presidente da Subseção da Ordem, em Itamaraju, João Ademir Fontes de Araújo, as entidades solicitaram intervenção do órgão junto às autoridades públicas no sentido de se adotar medidas para conter a degradação da lagoa e promover a sua preservação.

socorro a lagoa do jacare2De acordo com estudo ambiental, a Lagoa do Jacaré encontra-se em estado de eutrofização, fenômeno causado pelo excesso de nutrientes numa massa de água, provocando um aumento excessivo de plantas aquáticas.

�??�? lamentável a situação em que se encontra hoje a Lagoa do jacaré, mas vamos nos unir nessa luta pela e conservação desse patrimônio público�?�, frisou o presidente da OAB de Itamaraju.

Em razão do descumprimento das normas constitucionais e legais quanto ao dever do Estado, das empresas e de qualquer cidadão de intervir na defesa e preservação do meio ambiente, os autores da representação reivindicam a limpeza da lagoa, a retirada da biomassa aérea e subterrânea, a fim de que o manancial seja revitalizado.

Para Vinicius Almeida, diretor do GADS, a sociedade deve se conscientizar de que é importante preservar o ecossistema do qual fizemos parte, �??pois só assim estaremos valorizando a nossa própria qualidade de vida e de nossos descendentes�?�.

.

Que você achou desse assunto?

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -

ASSUNTOS RELACIONADOS

GADS promove passeio ao Parque Nacional de Abrolhos

O GADS (Grupo de Apoio ao Desenvolvimento Social) realizou no último domingo (17) uma expedição ao Parque Nacional Marinho dos Abrolhos, no município de Caravelas. A caravana, com a participação de 24 pessoas, teve como ponto de partida a cidade de Itamaraju. O mergulho ao...

Filhotes de tartarugas são soltas no litoral de Caravelas

133 tartaruguinhas começaram sua jornada pelo mar, depois de nascerem em ninhos da Praia do Grauçá. Os animais foram soltos na Barra de Caravelas, no litoral do município de Caravelas. Foi lá que nasceram, em ninhos construídos por tartarugas da espécie tartaruga-cabeçuda (Caretta caretta). A soltura...

Comitiva de Medeiros Neto visita Caravelas para conhecer trabalho ambiental realizado no município

A visita aconteceu nesta sexta-feira (19). O objetivo foi conhecer o trabalho realizado com a gestão ambiental de resíduos sólidos e a experiência com a fiscalização, licenciamento e educação ambiental. Os visitantes conheceram o processo de coleta e separação do material recolhido em Barra, Ponta...