Mulheres sem terra ocupam usina de álcool em Medeiros Neto

Publicado em

Tempo estimado de leitura: < 1 minuto

Mulheres do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) ocuparam a Usina Santa Maria – antiga Medasa Destilaria de Álcool, localizada na BA 290, Km 43, no município de Medeiros Neto, Extremo Sul da Bahia. A usina foi constituída em 2002 e possui como acionista majoritário a Quanti Participações Ltda, que detêm 98% de seu capital.

A ocupação aconteceu na madrugada desta segunda-feira (06). Segundo os coordenadores do movimento na região, cerca de mil mulheres integram a ação que faz parte da Jornada Nacional de Lutas das Mulheres Sem Terra, intensificadas neste mês de março como parte das mobilizações e ocupações contra o capital e o agronegócio.

Neste ano, as medidas impopulares do Governo de Michel Temer (PMDB) são consideradas pelo movimento violação dos direitos humanos e destruição da natureza, sobretudo, pela prática da monocultura de produção de eucalipto e da cana de açúcar na região.

mulheres sem terra ocupando usina de cana de açúcar em medeiros neto 2A MEDASA – Empresa do Grupo São Luiz, foi fundada em 1984 e operou por cerca de 20 anos no extremo sul da Bahia, com a exploração da cultura da cana de açúcar. Informações dão conta de que a usina possui dívidas milionárias junto ao BNDES e diversos processos trabalhistas de violação aos direitos humanos e a destruição do meio ambiente.

Os acionistas da Medasa arrendaram o parque agro-industrial para outros empresários, que constituíram a Usina Santa Maria, considerada uma empresa dedicada à exploração da cana e à produção de etanol.

.

Que você achou desse assunto?

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -

ASSUNTOS RELACIONADOS

Ônibus transportando integrantes do MST é cercado por produtores da região de Camacan

O ônibus transportando integrantes do Movimento dos Trabalhadores Sem-Terra (MST) foi interceptado por fazendeiros e produtores rurais neste domingo (05). O veículo estava com 40 pessoas que iriam para uma área invadida pelo Movimento dos Sem Terra(MST), horas antes, durante a madrugada, na Fazenda Ouro...

Justiça determina desocupação de área da Suzano ocupada pelo MST na BA

Áreas da Suzano seguem ocupadas em Mucuri, Caravelas e Teixeira de Freitas. A decisão judicial se refere apenas a Mucuri. A decisão é do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) para a reintegração de posse de uma área da empresa Suzano Papel e Celulose, invadida...

Droga Raia lamenta ocorrido com o cliente que teve o nome alterado para Gaylileu

Após a repercussão do caso envolvendo a rede de Farmácias Droga Raia, a empresa se posicionou sobre o ocorrido com o erro na digitação do nome de um cliente, conforme nota abaixo: Posicionamento: A Droga Raia repudia veementemente a homofobia. Reconhecemos e lamentamos o transtorno que...