Justiça suspende propaganda da Reforma da Previdência

Publicado em

Tempo estimado de leitura: 2 minutos

Uma guerra é construída em cima de pequenas vitórias. Avante povo brasileiro. Assim, se sentem os trabalhadores que avançam nas ruas, marchando e cruzando os braços para enfrentar a reforma da previdência. O governo de Michel Temer sofreu um duro golpe nesta quarta-feira (15).

A juíza federal Marciane Bonzanini, da 1ª. Vara Federal de Porto Alegre, concedeu liminar suspendendo a campanha publicitária sobre o Projeto de Emenda à Constituição (PEC) 287/2016, paga com recursos da União.

Protesto TemerA decisão atendeu à pedido formulado por nove entidades sindicais, protocolado no último dia 08 de março, na Procuradoria da República do Rio Grande do Sul (PRRS). Dentre os pedidos, foi solicitada a investigação de atos de improbidade administrativa na campanha publicitária, promovida pelo governo federal na defesa do projeto da Reforma da Previdência.

A ação civil pública sustentou que as peças da campanha do governo Temer não se revestem de caráter educativo, informativo ou de orientação social, como determina a Constituição. Na verdade, argumentaram os autores da ação, �??a campanha não versa sobre qualquer programa, serviço ou ação do Governo Federal, nem mesmo sobre o teor da Proposta de Emenda à Constituição que objetiva reformar a Previdência �?? nenhuma das alterações propostas no texto enviado à Câmara é aludida�?�.

A campanha, diz ainda a ação, �??busca tão somente angariar apoio popular a um projeto do Governo Federal �?? cujo teor não é divulgado nas peças �?? e o faz por meio da ampla e contundente divulgação de mensagens que não trazem informação alguma, senão disseminam insegurança e medo na população, ao enfatizarem que os benefícios e as aposentadorias podem deixar de ser pagos, caso a reforma proposta pelo Governo Federal não se concretize�?�.

presidente Michel TemerEm sua decisão, a magistrada avaliou que a campanha em questão �??não trata de publicidade de atos, programas, obras, serviços ou campanhas dos órgãos públicos, com caráter educativo, informativo ou de orientação social�?�, como determina a legislação. Trata-se, afirmou Marciane Bonzanini, de �??publicidade de programa de reformas que o partido político que ocupa o poder no governo federal pretende ver concretizadas�?�. A campanha poderia ser realizada pelo partido em questão, o PMDB no caso, diz ainda a juíza, desde que não utilizasse recursos públicos. �??O debate político dessas ideias�?�, acrescenta Bonzanini, deve ser feito no Legislativo, cabendo às partes sustentarem suas decisões.

A juíza deferiu o pedido de tutela de urgência, determinado a imediata suspensão, em todo o território nacional, de todos os anúncios da campanha do Poder Executivo federal sobre a Reforma da Previdência nas diversas mídias e suportes, sob pena de multa diária de 100 mil reais em caso de descumprimento. Bonzanini deu um prazo de 72 horas para o governo federal se manifestar sobre o tema.

.

Que você achou desse assunto?

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -

ASSUNTOS RELACIONADOS

Ônibus transportando integrantes do MST é cercado por produtores da região de Camacan

O ônibus transportando integrantes do Movimento dos Trabalhadores Sem-Terra (MST) foi interceptado por fazendeiros e produtores rurais neste domingo (05). O veículo estava com 40 pessoas que iriam para uma área invadida pelo Movimento dos Sem Terra(MST), horas antes, durante a madrugada, na Fazenda Ouro...

Justiça determina desocupação de área da Suzano ocupada pelo MST na BA

Áreas da Suzano seguem ocupadas em Mucuri, Caravelas e Teixeira de Freitas. A decisão judicial se refere apenas a Mucuri. A decisão é do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) para a reintegração de posse de uma área da empresa Suzano Papel e Celulose, invadida...

Droga Raia lamenta ocorrido com o cliente que teve o nome alterado para Gaylileu

Após a repercussão do caso envolvendo a rede de Farmácias Droga Raia, a empresa se posicionou sobre o ocorrido com o erro na digitação do nome de um cliente, conforme nota abaixo: Posicionamento: A Droga Raia repudia veementemente a homofobia. Reconhecemos e lamentamos o transtorno que...