Índios voltam a ocupar o Parque Nacional do Descobrimento em Prado

Publicado em

Tempo estimado de leitura: 2 minutos

Índios da etnia pataxó invadiram o Parque Nacional do Descobrimento, durante a madrugada deste sábado (11). O ato é um manifesto contra a portaria que alterou o processo de demarcação de terras indígenas em todo o país. Os índios também protestam contra a PEC 215, que transfere do governo federal para o Congresso a atribuição de oficializar terras indígenas.

Com a portaria, o Ministério da Justiça criou uma nova estrutura para acompanhar o processo de demarcação de terras. O que antes era uma atribuição técnica da Fundação Nacional do Índio (Funai), passa agora a ter que ser submetido ao crivo de um Grupo Técnico Especializado (GTE), que terá o propósito de “fornecer subsídios em assuntos que envolvam demarcação de terra indígena”.

geraldo chefe do parque nacional do descobrimento
Geraldo Machado (Chefe do Parque Nacional do Descobrimento) esclarecendo o ocorrido e anunciando a mudança no destino

No último mês de janeiro o ex-Ministro da Justiça, atual Ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, manteve a criação do polêmico Grupo Técnico Especializado (GTE) e sua finalidade básica, que será a de validar os trabalhos técnicos realizados pela Fundação Nacional do Índio (Funai).

O Ministério Público Federal considera a portaria do Ministério da Justiça, que alterou o processo de demarcação de terras indígenas, uma medida que viola a Constituição Federal.

pit stop motociclistasEVENTO DE MOTOCICLISTAS – Estava programado para a manhã deste sábado (11) um passeio de motociclistas pelas dependências do Parque Nacional do Descobrimento. A invasão durante a madrugada pegou os organizadores e o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), órgão ambiental do governo brasileiro, responsável pelas unidades de conservação em todo o país.

Sem condições de garantir a segurança e o acesso dos motociclistas, os organizadores do passeio transferiram o destino para o Parque Nacional de Abrolhos, em Caravelas, aumentando em 20km o trajeto. A mudança causou transtorno e muitos acabaram desistindo.

Para o Chefe do Parque Nacional do Descobrimento, Geraldo Machado, a medida pegou todos de surpresa e inviabilizou quaisquer medidas ou previdências, senão a mudança para outro destino turístico, outra unidade de conservação nacional..

Que você achou desse assunto?

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -

ASSUNTOS RELACIONADOS

Ônibus transportando integrantes do MST é cercado por produtores da região de Camacan

O ônibus transportando integrantes do Movimento dos Trabalhadores Sem-Terra (MST) foi interceptado por fazendeiros e produtores rurais neste domingo (05). O veículo estava com 40 pessoas que iriam para uma área invadida pelo Movimento dos Sem Terra(MST), horas antes, durante a madrugada, na Fazenda Ouro...

Justiça determina desocupação de área da Suzano ocupada pelo MST na BA

Áreas da Suzano seguem ocupadas em Mucuri, Caravelas e Teixeira de Freitas. A decisão judicial se refere apenas a Mucuri. A decisão é do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) para a reintegração de posse de uma área da empresa Suzano Papel e Celulose, invadida...

Droga Raia lamenta ocorrido com o cliente que teve o nome alterado para Gaylileu

Após a repercussão do caso envolvendo a rede de Farmácias Droga Raia, a empresa se posicionou sobre o ocorrido com o erro na digitação do nome de um cliente, conforme nota abaixo: Posicionamento: A Droga Raia repudia veementemente a homofobia. Reconhecemos e lamentamos o transtorno que...