Reunião discute ações de combate ao mosquito da dengue em Alcobaça

Publicado em

Tempo estimado de leitura: 2 minutos

Representantes da Secretaria de Saúde da Bahia (SESAB) e da Secretaria Municipal de Saúde de Alcobaça se reuniram nesta terça-feira (10) para traçar estratégias de combate ao Aedes Aegypti.

reunião com representantes da secretaria de saúde de alcobaça e da sesab 2O gestor público que não inclui seu município na guerra contra esse mosquito, vê seu povo cair doente com a dengue, chikungunya e zika, inclusive, com muitos mortos. Além da perda de vidas humanas, o gasto com a saúde aumenta de forma assustadora se ao invés de prevenir, o sistema público de saúde tiver de tratar dos pacientes vítimas dessas doenças.

O ditado “melhor prevenir que remediar” está sempre na moda e foi esse o tema da reunião, realizada no prédio da Secretaria de Saúde de Alcobaça, com os representantes do sistema público municipal e estadual de saúde.

caminhao fumace em alcobaca2Em pauta estavam diversas ações de combate à esse mosquito transmissor de doenças. Uma das primeiras estratégias está sendo a retirada de lixo de ruas e entulhos de terrenos baldios, além do combate contínuo aos focos da doença nos prédios e residências do município. Outra medida adotada foi a utilização de um carro fumacê e de pulverizadores costais com produto para eliminar os criadouros do mosquito.

Segundo Robson Mattos (Secretário de Saúde de Alcobaça), “o planejamento de ações e controle preventivo é tão importante, quanto o serviço de atendimento e tratamento de pacientes, isto porque, na verdade, ninguém quer ficar doente e ir para o hospital, daí a importância da prevenção”, destaca.

reunião com representantes da secretaria de saúde de alcobaça e da sesab 3Participaram da reunião, dentre outros, Edvaldo Silva (Coordenador de Endemias de Teixeira de Freitas), Marcone Rosario (Coordenadora de Endemias de Alcobaça), José Melo (Técnico em Entomologia), Marina Souza (Apoiadora Institucional da DAB), Ravenna Dantas (Sanitarista e Coordenadora da Atenção Básica de Alcobaça), Eduardo Oyanna Lins (Coordenador de Entomologia), Cristiane Ribeiro (Sanitarista), Denise Rodrigues (Apoiadora Institucional da DAB do Extremo Sul), ElKy Lizia Curbani (Coordenadora da Vigilância Epidemiológica) e Robson Mattos Oliveira (Secretario de Saúde de Alcobaça).

.

Que você achou desse assunto?

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -

ASSUNTOS RELACIONADOS

Carnaval da Bahia terá testagem de ISTs e distribuição de 1 milhão de preservativos

Todo mundo quer ser feliz no Carnaval, mas, é preciso se proteger para que a felicidade não se torne um problema de saúde. Dentre as ações do Governo da Bahia no Carnaval, por meio da Secretaria da Saúde de Estado (Sesab), está a testagem...

Apesar de causas conhecidas e evitáveis, câncer de pulmão é um dos mais comuns e o mais letal

Em todo o mundo, a doença diagnosticada na atriz Aracy Balabanian, que morreu nesta segunda (7), é responsável por 1,8 milhão de mortes anuais. Avanços no diagnóstico, cirurgia e tratamento sistêmico aumentaram a expectativa de vida dos pacientes, mas a doença segue com alta...

Arlindo Cruz recebe alta após 20 dias de internação por pneumonia

Arlindo Cruz teve alta hospitalar neste domingo, 23. O cantor estava internado desde o dia 2 de julho para tratamento de pneumonia. Nas redes sociais, Flora Cruz, filha do cantor anunciou a saída de Arlindo do Centro de Terapia Intensiva (CTI) da Casa...