Projeto turístico pretende resgatar importância histórica do Prado

Publicado em

Tempo estimado de leitura: 2 minutos

Sabe aquela história contada nos livros de que o Brasil foi descoberto em Porto Seguro? Então, pesquisadores e historiadores sustentam ter havido uma adaptação aos fatos envolvendo a descoberta das terras brasileiras pelos portugueses da frota de Pedro Álvares Cabral.

A carta de Pero Vaz de Caminha relata o momento em que a tripulação portuguesa avistou o que ficou conhecido como Monte Pascoal. “Terra à vista! A saber, primeiramente de um grande monte, muito alto e redondo; e de outras serras mais baixas ao sul dele; e de terra chã, com grandes arvoredos; ao qual monte alto o capitão pôs o nome de O Monte Pascoal e à terra A Terra de Vera Cruz!”

De acordo com pesquisadores, o único ponto de onde se avista o Monte Pascoal é da Barra do Cahy, em território do município de Prado. O resgate deste importante fato histórico foi o marco para o trabalho de redescobrimento deste patrimônio do município pradense.

Resultado disto, na próxima quarta-feira (18), a Secretaria de Turismo do Prado (SEMTUR) vai inaugurar uma placa alusiva à chegada das caravelas portuguesas que atracaram em terras brasileiras no ano de 1500.

indigenas e joklebio sobre barra do cahy
Secretário de turismo e representantes de comunidades pradenses, dentre elas, de aldeias indígenas

O lançamento do conceito de 1ª Praia do Brasil, localizada na Barra do Cahy, município do Prado, está marcado para às 09h00 da manhã do próximo dia 18, com a participação de índios pataxós, jornalistas de veículos de comunicação regional e nacional para testemunhar a instalação de uma placa alusiva ao conceito de que “O Brasil renasce, onde nasce”.

De acordo com Joklébio Coelho (Secretário Municipal de Turismo), “o projeto tem grande relevância para os pradenses, porque resgata a importância histórica dos fatos narrados por Pero Vaz Caminha ao Rei de Portugal. Então, vamos contar a história como ela de fato aconteceu, com o primeiro contato do homem branco com os primeiros brasileiros”, afirmou.

.

Que você achou desse assunto?

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -

ASSUNTOS RELACIONADOS

Caravelas promove ação de promoção do turismo com agentes da CVC

Os agentes de turismo visitaram Caravelas para conhecer o potencial turístico do município. A agenda incluiu passeios por pontos históricos, praias e o Arquipélago de Abrolhos. Teve também apresentação dos Mouros e Cristãos e entrega para o representante da CVC do livro que conta contada...

Encontro discute conduta consciente em ambientes de recifes de Alcobaça e Caravelas

O encontro aconteceu nesta sexta-feira (12), no Centro de Informações Turísticas, em Caravelas. Participação de empresários do trade de Caravelas, proprietários de embarcações com passeios nos recifes (Escama Turismo e Scuba Turismo), a Secretária de Meio Ambiente de Caravelas, Edinéia França, e os secretários de...

Prado é o primeiro município da Bahia a fazer o lançamento do projeto Revigora do Sebrae

O Revigora é um projeto do SEBRAE (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) para apoiar iniciativas de fomento à geração de emprego, renda e empreendedorismo. Segundo o Gerente Regional do SEBRAE, Alex Brito, "a entidade foi convidada pela Secretaria de Turismo do...