Geddel é alvo de operação da PF que apura fraude na Caixa

Publicado em

Tempo estimado de leitura: < 1 minuto

A polícia Federal deflagrou nesta sexta-feira (13) operação para apurar esquema de fraudes na concessão de créditos pela Caixa Econômica Federal. Ao todo, sete mandados de busca e apreensão foram cumpridos no Distrito Federal e Paraná, na Bahia e em São Paulo.

Geddel Vieira Lima, ex-ministro do governo Temer, é um dos alvos da operação. Policiais cumpriram buscas num imóvel do ex-ministro, em Salvador. Entre os anos de 2011 e 2013, o peemedebista foi vice-presidente de Pessoa Jurídica do banco estatal, período em que foram praticadas fraudes na obtenção de vantagens indevidas pelos investigados em troca da liberação para grandes empresas de créditos junto à Caixa Econômica Federal, o que pode indicar a prática dos crimes de corrupção, quadrilha e lavagem de dinheiro.

A ação envolveu vice-presidentes de Pessoa Jurídica e de Gestão de Ativos da Caixa, além de um servidores do banco estatal. Na iniciativa privada, o esquema envolveria ainda empresários do setor frigorífico, concessionárias que administram estradas, empreendimentos imobiliários e mercado financeiro.

Diante destes indícios, os policiais passaram então a investigar o caso, que tramitava no Supremo Tribunal Federal (STF) em razão de se tratar de investigação contra pessoas detentoras de prerrogativa de foro por função. No entanto, em virtude dos afastamentos dos investigados dos cargos e funções públicas que exerciam, a Suprema Corte decidiu declinar da competência e encaminhar o inquérito à Justiça Federal do DF.

A ação da PF ocorre a partir de informações coletadas de um celular em desuso na residência oficial da Câmara dos Deputados, quando a Presidência da Casa era ocupada pelo ex-deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ), preso na Lava-Jato. As irregularidades teriam ocorrido entre 2011 e 2013.

.

Que você achou desse assunto?

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -

ASSUNTOS RELACIONADOS

Ex-prefeito de Caravelas foi mais uma vez denunciado no Ministério Público

O Tribunal de Contas dos Municípios, nesta quarta-feira (29/05), julgou procedente o termo de ocorrência formulado contra o ex-prefeito de Caravelas, Jadson Silva Ruas, em razão de irregularidades no processo licitatório realizado para contratação de serviços de publicação de atos institucionais e oficiais em...

TCM denuncia ex-prefeito de Teixeira de Freitas ao Ministério Público

O Tribunal de Contas dos Municípios (TCM/BA), nesta quarta-feira (16), solicitou ao Ministério Público Estadual investigar o ex-prefeito de Teixeira de Freitas, João Bosco Bitencourt, para apurar a prática de ato criminoso ou de improbidade administrativa na contratação direta de empresas, no exercício de 2015....