Não há ilegalidade na nomeação das novas secretárias em Itamaraju

Publicado em

Tempo estimado de leitura: 2 minutos

Desde a última segunda-feira (05) internautas itamarajuenses comentam a divulgação dos nomes da equipe de governo do novo prefeito de Itamaraju, Dr. Marcelo Angênica. A polêmica se deve ao fato de o prefeito nomear, dentre o secretariado, sua esposa, Fabiana Angênica (Desenvolvimento Social), e Juciara Pereira (Educação), esposa do vice-prefeito, Téa Produções.

Num dos primeiros atos de governo, o prefeito eleito procurou manter compromisso de campanha para renovar a administração no município. A nomeação de novos nomes deu novo fôlego às esperanças do povo, que acreditou na mudança dos rumos na administração municipal, estagnada há mais de uma década.

A polêmica em torno da nomeação de parentes em cargos políticos já foi alvo de discussões na mais alta corte da justiça brasileira, o Supremo Tribunal Federal (STF). As denúncias desses casos eram tantas que o STF decidiu editar a Súmula Vinculante N.º 13 (orientação para um entendimento comum à todos os juízes brasileiros).

Na Súmula Vinculante 13, o STF analisou os casos de nomeação de cônjuge, companheiro ou parente em linha reta, colateral ou por afinidade, até o terceiro grau, inclusive, da autoridade nomeante ou de servidor da mesma pessoa jurídica investido em cargo de direção, chefia ou assessoramento, para o exercício de cargo em comissão ou de confiança ou, ainda, de função gratificada na administração pública direta e indireta em qualquer dos poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, compreendido o ajuste mediante designações recíprocas. Neste casos, configura crime à Constituição Federal.

Nos casos específicos de nomeação, como aconteceu em Itamaraju, com a indicação das esposas de prefeito e vice-prefeito para ocupar secretarias municipais (cargos políticos), não há ilegalidade, é o entendimento do STF.

“A nomeação de nepotismo de agentes políticos (secretários municipais, secretários estaduais e ministros), cargos que não têm proibição prevista no Art. 37 da Constituição Federal, aos agentes nomeados, mesmo com a existência vínculos consanguíneos (voto do Ministro Ayres Britto, Tribunal do Pleno, no julgamento do RE N.º 579951, em 20/08/2008).

“A jurisprudência do STF entende que a nomeação de parentes para cargos públicos de natureza política não desrepeita o conteúdo normativo do enunciado da Súmula Vinculante 13 (Relator Ministro Teori Zavascki, Segunda Turma, no julgamento do RE 825682, em 10/02/2015).

.

Que você achou desse assunto?

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -

ASSUNTOS RELACIONADOS

Dino leva ao plenário decisão que desbloqueou WhatsApp

SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) - O ministro Flávio Dino levou ao plenário do STF o julgamento de uma decisão que desbloqueou o WhatsApp no Brasil mesmo após o aplicativo ter sido acusado de violar decisões judiciais. O caso estava em análise no plenário virtual, mas teve um pedido de destaque de Dino. Agora, o julgamento

Lula procura Lira, Pacheco e outros ministros do STF para diminuir tensão entre Poderes

BRASÍLIA, DF (FOLHAPRESS) - O presidente Lula (PT) pretende buscar Arthur Lira (PP-AL) e Rodrigo Pacheco (PSD-MG), que comandam a Câmara e o Senado, respectivamente, além de outros ministros do STF (Supremo Tribunal Federal), em um esforço para diminuir as tensões entre os Poderes. Nesta sexta-feira (19), Lula tratou da sua articulação política em um

Grampo pega vereador de Ferraz cobrando propina de pagodeiro do PCC

No rastro de fraudes em licitações sob influência do PCC, que infiltrou uma quadrilha em prefeituras e câmaras municipais do interior e da Grande São Paulo, os investigadores da Operação Muditia, do Ministério Público estadual, grampearam mensagens que revelam a suposta combinação de propina entre o suposto 'cabeça' do esquema, o cantor de pagode Vagner