Lançamento do projeto de fortalecimento da mandiocultura no extremo sul da Bahia

Publicado em

Tempo estimado de leitura: 2 minutos

Projeto com recursos do Banco do Nordeste vai fomentar o plantio de mandioca em municípios do extremo sul da Bahia. Na última quinta-feira (15), entidades, associações e representantes de órgãos públicos se reuniram na Câmara Municipal de Vereadores de Teixeira de Freitas para o Lançamento e Validação do Plano de Ação Territorial da Mandiocultura.

O evento – com público estimado em 200 pessoas – contou com a participação de Ricardo Lopes de Melo (professor do IFBaiano), Narcísio Loss (Fíbria), Roberto Gama (Biofábrica de Cacau), Aldo Vilar Trindade (Embrapa Mandioca e Fruticultura), Antônio Jorge Pontes Júnior (Superintendente do BNB na Bahia), Rubens Lene Farias (Núcleo Diretivo do Território do Extremo Sul da Bahia), Célia Ladeia Colen (Ambiente de Políticas de Desenvolvimento do BNB) e Alex Brito (SEBRAE).

Durante o encontro foi assinado o termo de adesão ao Plano de Ação Territorial da Mandiocultura, com a assinatura de 23 entidades, órgãos e instituições de apoio e participação. Foram também sorteadas – entre os agricultores – mudas de mandioca, disponibilizadas pela Biofábrica de Cacau.

Araildes Martins Ribeiro (Agente de Desenvolvimento do BNB)
Araildes Martins Ribeiro (Agente de Desenvolvimento do BNB)

De acordo com Araildes Martins Ribeiro (Agente de Desenvolvimento do BNB), o projeto vai beneficiar pequenos produtores da agricultura familiar dos municípios de Alcobaça, Caravelas, Itamaraju, Jucuruçu, Lajedão, Mucuri, Prado e Teixeira de Freitas. “Inicialmente serão contempladas cinco áreas de experimento com tamanho de 1ha (uma ectare). “Os produtores vão receber recursos para realizar tratamento do solo, plantio e assistência técnica”, esclareceu.

Segundo Edson dos Santos (Secretário de Agricultura do Prado), foram contempladas comunidades rurais em diferentes partes do município. “Após análise do potencial produtivo, estamos implantando o projeto na Juerana, Assentamento Riacho das Ostras, comunidade do Tororão e Pontinha”, afirmou.

[justified_image_grid flickr_user=80275062@N06 flickr_photoset=72157678035450435]

.

Que você achou desse assunto?

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -

ASSUNTOS RELACIONADOS

Reunião em São José discutiu estratégias para o aumento da Produtividade da mandioca no município de Alcobaça

A reunião aconteceu na última terça-feira (10) na sede da Secretaria Municipal de Agricultura e Desenvolvimento Econômico, em São José, distrito de Alcobaça. O município foi dividido em 05 (cinco) núcleos territoriais para favorecer a participação do maior número possível de agricultores nas atividades. Núcleo...

Novos voos ligam Salvador a Teixeira de Freitas e Maceió

Dois novos voos ligando Salvador a Teixeira de Freitas, no extremo sul baiano, e a Maceió entraram em operação nesta segunda-feira (2). O lançamento das frequências da Azul Linhas Aéreas foi comemorado com um receptivo especial, no Aeroporto Internacional de Salvador, aos primeiros passageiros....

Ilhéus e 70 municípios ganham hospital de alta complexidade no sul da Bahia

Destino turístico e cenário de romances de Jorge Amado, o município de Ilhéus passa a ser conhecido também por abrigar uma das maiores e mais importantes unidades hospitalares do estado. Na tarde desta sexta-feira (15), o governador inaugurou o Hospital Regional Costa do Cacau,...