Justiça eleitoral cassa registro de Jadson Ruas e seu vice-prefeito

Publicado em

Tempo estimado de leitura: 2 minutos

A justiça eleitoral da comarca de Caravelas cassou o diploma do prefeito Jadson Silva Ruas e de seu vice-prefeito, Neuvaldo David de Oliveira. A decisão foi proferida nesta sexta-feira (19) pelo Juiz de Direito, Dr. Leonardo Santos Vieira Coelho.

Além de ter o diploma cassado, Jadson Ruas ainda teve declarada a inelegibilidade, resultando na sua impossibilidade de contratar com órgãos públicos e de não participar de disputas eleitorais, pelo prazo de 08 (oito) anos após o final do mandato que teve o diploma cassado.

Na decisão, o juiz analisou vícios que julgou insanáveis dentro do processo de prestação de contas dos candidatos da campanha eleitoral do pleito de 2012.

De acordo com o Processo Eleitoral N.º 767.2013.605.0202, os acusados promoveram a realização de arrecadação e gastos, em manifesta desobediência ao regramento eleitoral sobre a matéria, sendo reconhecidas as seguintes infrações: – apresentação de extrato bancário em desconformidade com o regramento aplicável; juntada de extratos na forma não-definitiva (não-consolidada); -indicação de despesas em datas em que não houve a correspondente movimentação bancária; -reconhecida omissão com relação à necessária comprovação de propriedade de veículo, ante o registrado vultoso gasto com combustível – frise-se, no valor de R$ 27.453,60 (vinte e sete mil, quatrocentos e cinquenta e três reais e sessenta centavos); reconhecida a ausência da necessária declaração de gastos com material de expediente – locação ou cessão de bens móveis ou mesmo com uso de telefone e aparelhos de informática.”

Os autos da prestação de conta dos candidatos eleitos – autuado sob o N.º 159-52.2012 – tramitou perante o Cartório e Juízo Eleitoral da 112ª Zona Eleitoral.

A tese da defesa foi sustentar a improcedência da denúncia e negar a existência de captação ou gastos ilícitos de recursos para fins eleitorais, configurando crime de abuso do poder econômico, com a realização de despesas em desacordo com a lei eleitoral, tendo sido reprovadas as contas de campanha pela Justiça Eleitoral.

.

Que você achou desse assunto?

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -

ASSUNTOS RELACIONADOS

Mais uma derrota do ex-prefeito de Caravelas na justiça

Desta vez foi em segunda instância, em julgamento no plenário do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE/BA), após analisar o RECURSO ELEITORAL N.° 188-05.2012.6.05.0202 (na íntegra aqui), em que o ex-prefeito tentou afastar os efeitos da condenação em primeira instância, proferida na comarca de...

Manoelzinho Madeira é reconduzido ao cargo de prefeito de Nova Viçosa

O Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE/BA) acatou recurso de Manoel da Costa Almeida, o 'Manoelzinho da Madeira', contra ato do atual Presidente da Câmara de Vereadores de Nova Viçosa, Antônio Santana de Oliveira, para assumir o comando do município de Nova Viçosa, após...

Ministério Público denuncia prefeito eleito em Guaratinga

Primeiro foi o Ministério Público Eleitoral (MPE), que em dezembro, antes da diplomação dos eleitos, ofereceu denúncia criminal contra o então prefeito eleito de Guaratinga, Kenoel Viana Cerqueira e outras e quatro pessoas, que são acusadas de crime eleitoral na eleição de 7 de...