Animais silvestres são apreendidos dentro de residência em Prado

Publicado em

Tempo estimado de leitura: 2 minutos

Um mini zoológico foi fechado pela Polícia Ambiental, em Prado. A ação conjunta contou com a participação do ICMBio, IBAMA e CIPPA.

As apreensões aconteceram nesta segunda-feira (04), uma das maiores já realizadas no município, fruto de uma denúncia anônima.

animais_silvestres_capturados_em_prado_3Macaco prego, várias espécies de pássaros (papagaios e periquitos), oito jabutis. Esses animais silvestres, nativos da Mata Atlântica, foram retirados da natureza de forma ilegal.

Estavam sendo mantidos em cativeiro, dentr de uma residência localizada no bairro Portal do Prado, perímetro urbano da cidade.

A prática ilegal de captura dos silvestres para criação como bichos de estimação é ilegal e está prevista na Lei de Crimes Ambientais. A pena é prisão de seis meses a um ano, além de multa.

animais_silvestres_capturados_em_prado_1Além do crime ambiental e ameaça à extinção de espécies, ainda podem ser vítimas de ataques desses animais e de doenças que podem ser transmitidas para homem (raiva, tuberculose, febre amarela e outras tantas).

Segundo Lauro Paiva (analista ambiental do ICMBio e coordenador da ação) “de cada dez animais capturados, nove morrem no antes de chegar às mãos dos compradores. Lugar de animal silvestre é na natureza e todos podem ajudar a preservar a biodiversidade, denunciando a prática ilegal de captura e comercialização de animais silvestres�?�, destaca.

O criminoso foi multado em 44 mil reais, além de responder processo por crime ambiental. Os animais foram encaminhados para o Centro de Triagem de Animais Silvestres (CETAS) de Porto Seguro, para serem reabilitados.

O IBAMA mantém um canal de denúncias, através do telefone 0800618080. Denuncie.

.

Que você achou desse assunto?

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -

ASSUNTOS RELACIONADOS

Operação conjunta apreende 5,6 toneladas de crustáceos

Uma operação conjunta entre equipes da Companhia de Polícia de Proteção Ambiental (Coopa), 14º  Batalhão de Polícia Militar (BPM/Santo Antônio de Jesus) e o Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) apreendeu, na sexta-feira (22), 5,6 toneladas de crustáceos comercializados ilegalmente nas proximidades...

Prado: Homem é preso em flagrante por crime ambiental

O acusado foi preso na manhã desta quarta-feira (20). O crime contra espécimes da fauna silvestre foi descoberto por acaso. Policiais lotados na 88ª CIPM/Alcobaça participavam de uma ação de reintegração de posse nas proximidades do Rio Jucuruçu, quando perceberam a presença de um barco...

Caminhão oficial do município de Itamaraju é flagrado com madeira nativa

Jesus. Coisas quase impossíveis de acreditar. Um veículo à serviço do município de Itamaraju, com plotagem oficial do atual governo, carregado de madeira nativa. Sem a autorização dos órgãos ambientais, essa ação é um crime ambiental e pode estar sendo cometido debaixo das barbas...