Proprietário rural é autuado por represar água em Cumuruxatiba

Publicado em

Tempo estimado de leitura: < 1 minuto

A Secretaria de Meio Ambiente do município do Prado autuou  fazendeiro acusado de obstruir passagem da água em rios que chega à Represa de Cumuruxatiba.

A ação foi uma resposta às denúncias apresentadas pelos moradores daquela localidade.

A equipe de fiscalização ambiental percorreu o leito de dois rios para localizar obstrução (barragem) impedindo a água de seguir seu curso normal. De acordo com o analista ambiental, Carlos Mendes, “num dos rios não foi localizada nenhuma irregularidade, apenas a constatação de que está muito seco, fato atribuído à forte estiagem e pela proximidades das mussurungas. Já no segundo rio foi localizada uma barragem na altura do Assentamento Cumuruxatiba”, afirmou.

De acordo com Benedita Barreto, Secretária Municipal de Ambiente, a ação do proprietário rural é considerada crime, segundo a lei 9605/98. “O produtor rural reconheceu a gravidade do caso e se comprometeu em desobstruir a passagem da água nos próximos dois dias. “, destacou.

Com a falta d’água, tem sido frequentes as iniciativas de produtores rurais construírem barragens de captação para irrigar suas lavouras. Essa medida reduz o nível da água e compromete as populações ribeirinhas e as famílias atendidas pelos sistemas de captação e distribuição.

No caso de Cumuruxatiba essa intervenção estava comprometendo um dos cartões postais do distrito pradense, um dos mais visitados por turistas de várias partes do país.

.

Que você achou desse assunto?

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -

ASSUNTOS RELACIONADOS

Operação conjunta apreende 5,6 toneladas de crustáceos

Uma operação conjunta entre equipes da Companhia de Polícia de Proteção Ambiental (Coopa), 14º  Batalhão de Polícia Militar (BPM/Santo Antônio de Jesus) e o Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) apreendeu, na sexta-feira (22), 5,6 toneladas de crustáceos comercializados ilegalmente nas proximidades...

Prado: Homem é preso em flagrante por crime ambiental

O acusado foi preso na manhã desta quarta-feira (20). O crime contra espécimes da fauna silvestre foi descoberto por acaso. Policiais lotados na 88ª CIPM/Alcobaça participavam de uma ação de reintegração de posse nas proximidades do Rio Jucuruçu, quando perceberam a presença de um barco...

Caminhão oficial do município de Itamaraju é flagrado com madeira nativa

Jesus. Coisas quase impossíveis de acreditar. Um veículo à serviço do município de Itamaraju, com plotagem oficial do atual governo, carregado de madeira nativa. Sem a autorização dos órgãos ambientais, essa ação é um crime ambiental e pode estar sendo cometido debaixo das barbas...