Índios ameaçam resistir à reintegração de posse em Cumuruxatiba

0
199
Tempo estimado de leitura: < 1 minuto

Índios da etnia Pataxó, que vivem na região da Terra Indígena Comexatiba, ameaçam resistir às intervenções da justiça para despejo da área localizada no município do Prado.

Num vídeo, Candara Pataxó conta sua história e o que pretendem fazer sob a ameaça de despejo já autorizada pela justiça federal.

O cumprimento da ordem de reintegração de posse estava prevista para essa semana, mas acabou não sendo realizada. Os índios estão em estado de alerta. �??Estamos aqui preparados contra o despejo. O ICMBio nos quer fora da nossa terra porque alegam que aqui é área do Parque Nacional do Descobrimento. E lá está: uma fazenda que faz fronteira de cerca com o parque fazendo queimada da mata para transformar em pasto�?�, denuncia.

Candara Pataxó fala sobre resistência ao despejo em Comexatiba

Publicado por CIMI em Quinta, 17 de março de 2016

�?s vésperas do cumprimento de uma decisão de reintegração de posse, despachada pela Justiça Federal de Eunápolis, as aldeias Pataxó do Prado, Terra Indígena Comexatiba decidiram resistir. �??Ninguém aqui quer virar mendigo nas cidades. Não temos para onde ir, porque aqui é a nossa casa�?�, declara Amora Pataxó, de 59 anos.

O conflito começou após a Fundação Nacional do Índio (FUNAI) divulgar relatório reconhecendo a Terra Comexatiba, em publicação no Diário Oficial da União de 27 de julho de 2015. A área atualmente é ocupada por fazendeiros, assentamentos de trabalhadores rurais e parte do Parque Nacional do Descobrimento.

.

Que você achou desse assunto?

Participe de nosso grupo no Telegram: https://t.me/+C0nOn5RbhfllNGM5