Mar avança sobre praias em várias partes do mundo

Publicado em

Tempo estimado de leitura: 2 minutos

Vários registros da força da natureza sobre empreendimentos erguidos pelo homem tem sido divulgados pelo mundo. No último final de semana, cerca de 200 metros de praia e 50 metros de uma área de camping foram engolidas por um buraco que surgiu numa praia australiana.

Buraco se abriu em praia australiana. Por pouco turistas não foram engolidos
Buraco se abriu em praia australiana. Por pouco turistas não foram engolidos

No litoral baiano, várias cidades litorâneas estão sendo castigadas por fortes ondas, provocadas por ventos fortes e mar agitado. Esses eventos causam grandes perdas econômicas e se repetem à cada ano, sempre com maior frequência e intensidade.

Erosão em praia do litoral de Alcobaça
Erosão em praia do litoral de Alcobaça

Segundo especialistas, a razão pode está nos efeitos do aquecimento global e dos impactos da exploração do homem sobre a natureza. No passado, a justificativa de progresso econômico deu causa ao desmatamento desordenado e à ocupação irregular de terra. Hoje, estamos colhendo o que foi plantado.

No norte do Espírito Santo, há anos a cidade de Conceição da Barra enfrenta o avanço do mar. No sul da Bahia, as praias de Mucuri receberam projeto de contenção de encosta.

Cada intervenção humana na natureza precisa ser cuidadosamente analisada, pois sã as principais causas ao que estamos vivendo. Não podem ser admitidas justificativas de proteção de interesse de uma família ou de alguns empresários, em prejuízo à todos à natureza e à coletividade. Sem essa de que precisa apoiar A ou B. Apoio quem precisa é a natureza.

.

Que você achou desse assunto?

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -

ASSUNTOS RELACIONADOS

Decisão do presidente do IBAMA pode comprometer vida marinha em Abrolhos

O presidente do Ibama, Eduardo Fortunato Bim, indicado e empossado pelo governo do Presidente Bolsonaro, decidiu ignorar recomendações técnicas feitas pela equipe do próprio órgão de fiscalização ambiental e autorizar o leilão de sete blocos de petróleo localizados em regiões de alta sensibilidade em...

Pescadores capturam tubarão no alto mar de Alcobaça

O animal foi capturado nesta terça-feira (10), por um canoeiro conhecido como 'Dodó', integrante da Colônia de Pescadores Z-24 de Alcobaça. O tubarão caiu numa rede tipo taineira, armada na região de grande profundidade, de navegação de navios.O tubarão pesou cerca 140kg e mediu...

Golfinho é encontrado morto no litoral de Alcobaça

Apenas uma parte do animal foi parar nas areias da Praia do Quati, no litoral alcobacense. Banhistas que passavam pelo local avistaram o golfinho já morto, na manhã desta terça-feira (12), com marcas de redes de pesca no corpo.Chamou atenção o fato do animal...