Desvendando o Mito

0
587
Tempo estimado de leitura: 2 minutos

A vida em sociedade é marcada pelo senso comum, que se caracteriza pelos conhecimentos empíricos, dentre os quais se encontra a prática do Assistente Social. Muitos a encaram uma profissão �??assistencialista�?� que serve apenas para conceder cestas básicas. A partir de agora iremos mergulhar em um breve histórico desta profissão e desvendar este verdadeiro mito.

O serviço social surge no Brasil em meados da década de 1930, no governo populista de Getúlio Vargas, associado à burguesia e ao Estado. Neste momento a profissão se voltara a atender somente os interesses do capital. Mais adiante, precisamente na década de 1960, no fervor na Ditatura Militar, que a categoria passa a se questionar quanto à prática exercida pela mesma e quais os interesses deveriam primar, o do Capital ou o do Trabalho. A partir daí surgem questionamentos em que profissionais buscam esclarecê-los por meio de uma investigação sistemática, se apoiando em uma nova filosofia. E em Marx, estes encontram seu terreno fértil.

A estrutura da atuação deste profissional passa por uma profunda mudança com o Movimento de Reconceituação. A nova base de legitimidade do Serviço Social passa a ser a classe trabalhadora, segundo o Código de �?tica promulgada em 1986, rompendo de vez com o modelo tradicional conservador.

Atualmente a profissão possui um Projeto �?tico Político que direciona e respalda a atuação dos Assistentes Sociais em todo o Brasil. Dentre seus princípios está o reconhecimento da emancipação e a plena expansão dos indivíduos sociais. A dimensão política se posiciona em favor da equidade e da justiça social, na perspectiva da universalização, ampliação e consolidação da cidadania.

Dessa forma, o Serviço Social é uma profissão comprometida com a garantia e efetivação dos direitos sociais, primando pela competência e protagonismo dos sujeitos coletivos. Aos que possuíam uma visão distorcida, espero que este breve histórico sirva para elucidar os mitos que permeiam a atuação desses profissionais tão importantes na luta por uma sociedade mais justa e igualitária, os Assistentes Sociais.

.

Que você achou desse assunto?

Participe de nosso grupo no Telegram: https://t.me/+C0nOn5RbhfllNGM5