Prado é um dos 23 municípios baianos a emitir certidão de nascimento direto do hospital

Publicado em

Tempo estimado de leitura: 2 minutos

Representantes pradenses participam, em Salvador, do 2º Encontro Estadual de Mobilização para a Erradicação do Sub-Registro Civil de Nascimento. O evento acontece na Assembléia Legislativa da Bahia, nesta terça e quarta-feira, dias 18 e 19, respectivamente.

Até o evento, apenas 23 municípios baianos, dos 417 espalhados por todo o estado, tinham aderido ao Projeto Minha Certidão. O extremo sul estava lá representado por Robson Mattos (Secretário de Administração de Prado), Reginaldo Souza (Associação Beneficente São Pedro de Prado) e Antônio Sérgio de Jesus (Cartório de Registro Civil das Pessoas Naturais).

Segundo Reginaldo Souza, do Hospital Geral e Maternidade de Prado, “a criança já sai do hospital com a certidão de nascimento e a carteirinha do Sistema �?nico de Saúde (SUS)”, afirma.

De acordo com o Secretário Municipal de Administração, Robson Mattos, “o objetivo é garantir o direito à cidadania, jà que legalmente uma pessoa só existe como cidadão se estiver registrada civilmente em cartório”, destaca.

Encontro realizado para discutir o Projeto Minha Certidão
Encontro realizado para discutir o Projeto Minha Certidão

SAIBA MAIS SOBRE O PROJETO MINHA CERTID�?O: é resultado de convênio firmado entre o Governo Federal (por meio da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República) e o Governo do Estado da Bahia (através da Secretaria da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos).

Equipamentos e mobiliários estão sendo entregues às unidades hospitalares com o objetivo de garantir a interligação com o sistema de registro civil. O kit é composto de um microcomputador completo, armário fechado de duas portas, longarina de três lugares, impressora multifuncional, mesa de trabalho em L, cadeira sem braço e cadeira giratória com braço.

O programa visa interligar maternidades aos cartórios, reduzindo o sub-registro civil na Bahia. A intenção é que o bebê já saia da unidade hospitalar com o seu registro.

Segundo dados do relatório de Estatísticas do Registro Civil, elaborado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a cada 100 crianças nascidas na Bahia, 14 não eram registradas ao nascer.

.

Que você achou desse assunto?

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -

ASSUNTOS RELACIONADOS

Zanin atende a pedido de Lula e suspende desoneração da folha de empresas e prefeituras

(FOLHAPRESS) - O ministro Cristiano Zanin, do STF (Supremo Tribunal Federal), atendeu a pedido do governo Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e suspendeu nesta quinta-feira (25) trechos da lei que prorrogou a desoneração da folha de empresas e prefeituras. A ação foi apresentada ao Supremo nesta quarta (24). A petição foi é assinada pelo

Lira pede que Felipe Neto seja investigado por injúria após ser chamado de ‘excrementíssimo’

presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), acionou a Polícia Legislativa após o influenciador e youtuber Felipe Neto chamá-lo de "excrementíssimo" durante uma sessão da Casa realizada nesta terça-feira, 23. No ofício, enviado no mesmo dia, o alagoano determinou que Neto seja investigado por injúria. O influenciador nega que tenha tido a intenção de

PGR não vê prova de propinas da Odebrecht a Renan Calheiros e Romero Jucá e arquiva inquérito

O procurador-geral da República Paulo Gonet pediu o arquivamento do inquérito que investiga se o senador Renan Calheiros (MDB-AL) e o ex-senador Romero Jucá (MDB-RR) receberam propina da Odebrecht (atual Novonor) para apoiar a medida provisória 627, de 2013, que garantiu vantagens fiscais para empresas com atuação no exterior. Em parecer enviado ao Supremo Tribunal