A fachada da Igreja Matriz de Prado passou a projetar a cor azul, utilizada para lembrar a campanha mundial do novembro azul, cuja meta é diminuir índices de mortes por câncer tratável.
A campanha de conscientização sobre o câncer de próstata é uma idealização do Instituto Lado a Lado pela Vida, em parceria com a Sociedade Brasileira de Urologia (SBU). A ideia do Novembro Azul é desmistificar a doença, que, segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), atinge um a cada seis homens no Brasil. As estimativas mostram que 69 mil novos casos podem ser diagnosticados somente em 2014 no país, um a cada 7,6 minutos. E o pior é que cerca de 13 mil brasileiros vão morrer em decorrência da doença, o que significa um óbito a cada 40 minutos.
�? isso o que pretende a campanha, despertando a iniciativa do combate ao preconceito como principal ferramenta para a detecção precoce e cura do câncer de próstata, porque quando surgem os sintomas, mais de 95% dos casos de câncer de próstata já se encontram em fase avançada.
A principal forma de detectar a doença é por meio do toque retal e do PSA (Antígeno Prostático Específico). Segundo estudos, o câncer de próstata rouba do homem 7,3 anos de vida na comparação com as mulheres e isso ocorre porque eles não se cuidam. O exame de toque e o PSA, feito por meio da coleta de sangue, detectam a maior parte dos tumores em fase inicial, e, nesses casos, as chances de cura são de 90%�?�
De acordo com Lucas Barreto (Coordendor da Rede da Atenção Básica do município do Prado), “as pessoas do sexo masculino não costumam ir ao médico porque se acham como se super-homens fossem, e o câncer de próstata, quando não é detectado no início, raramente tem cura�?�, sustenta.
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