Acesse a coluna Esportes para se atualizar sobre a Dupla Ba-Vi e todas as modalidades

A coluna Esportes do Bahia Notícias traz tudo o...

RJ: policiais admitem a autoria de 10 das 23 mortes na Vila Cruzeiro

Rio de Janeiro – A Polícia Militar e a...

Iluminada de azul a Igreja Matriz do Prado lembra a campanha Novembro Azul

Publicado em:

COMPARTILHE ESSE ARTIGO:

A fachada da Igreja Matriz de Prado passou a projetar a cor azul, utilizada para lembrar a campanha mundial do novembro azul, cuja meta é diminuir índices de mortes por câncer tratável.

A campanha de conscientização sobre o câncer de próstata é uma idealização do Instituto Lado a Lado pela Vida, em parceria com a Sociedade Brasileira de Urologia (SBU). A ideia do Novembro Azul é desmistificar a doença, que, segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), atinge um a cada seis homens no Brasil. As estimativas mostram que 69 mil novos casos podem ser diagnosticados somente em 2014 no país, um a cada 7,6 minutos. E o pior é que cerca de 13 mil brasileiros vão morrer em decorrência da doença, o que significa um óbito a cada 40 minutos.

novembro azul

É isso o que pretende a campanha, despertando a iniciativa do combate ao preconceito como principal ferramenta para a detecção precoce e cura do câncer de próstata, porque quando surgem os sintomas, mais de 95% dos casos de câncer de próstata já se encontram em fase avançada.

A principal forma de detectar a doença é por meio do toque retal e do PSA (Antígeno Prostático Específico). Segundo estudos, o câncer de próstata rouba do homem 7,3 anos de vida na comparação com as mulheres e isso ocorre porque eles não se cuidam. O exame de toque e o PSA, feito por meio da coleta de sangue, detectam a maior parte dos tumores em fase inicial, e, nesses casos, as chances de cura são de 90%”
De acordo com Lucas Barreto (Coordendor da Rede da Atenção Básica do município do Prado), “as pessoas do sexo masculino não costumam ir ao médico porque se acham como se super-homens fossem, e o câncer de próstata, quando não é detectado no início, raramente tem cura”, sustenta.

.

O que você achou desse assunto? Deixa aqui seu comentário

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Associação de moradores do São Brás ajudando a melhorar a vida das pessoas

A Associação de Moradores do Bairro São Brás vem trabalhando para diminuir as desigualdades sociais. Segundo o presidente da associação, Edson Viana , o...

Acontece no próximo sábado o Mutirão em Guarani

Acontece no próximo sábado, dia 30, o Mutirão Prado em Ação para atendimento de moradores de Guarani e de outras localidades rurais, nas proximidades....

CRAS Volante visita moradores de São Francisco na próxima quinta-feira

"Quando o usuário não vem até nós, nós vamos até ele", é o que afirma a Coordenadora do CRAS Volante de Prado, Regina Brandão....