Incra emite nota sobre Assentamento 1º de Abril está abandonado

Publicado em

Tempo estimado de leitura: 2 minutos

A Superintendência Regional do Incra na Bahia emitiu nota sobre o assentamento 1º de Abril, situado no município de Prado, no Extremo Sul baiano, que foi noticiado num veículo de comunicação como área que estaria abandonada. A notícia circulou nesta segunda-feira, 21.

assentamento 1 de abril 1

O assentamento 1º de Abril, onde residem 40 famílias, diferente do que presume precipitadamente o texto, sem checar informações junto ao Incra/BA, já recebeu todas as ações previstas no Programa Nacional de Reforma Agrária (PNRA).

A área possui energia elétrica, água potável, agrovila com moradias de bom padrão (veja anexa foto da agrovila) e as famílias já foram beneficiadas com todos os créditos providos pelo Incra.

assentamento 1 de abril 3

A imagem de uma casa divulgada com o release citado trata-se de uma cabana que alguns trabalhadores rurais costumam construir nos seus lotes para facilitar o trabalho nas lavouras e diminuir as idas e vindas à agrovila onde realmente a comunidade reside. Essas construções são comuns em lotes de assentamentos rurais.

Os trabalhadores rurais do 1º de Abril entregam produtos agrícolas para a alimentação dos estudantes das escolas municipais de Prado, através do Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae), o que é confirmado pelo secretário de agricultura da Prefeitura, Maurício Xavier.

assentamento 1 de abril 21

O 1º de Abril é uma área de reforma agrária estruturada. Conta com uma escola estadual do Ensino Fundamental I e com o Centro de Formação Carlos Marighella, onde ocorreram as aulas da primeira turma do curso superior de Pedagogia, na Bahia, para assentados e filhos de assentados, do Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (Pronera) e hoje é utilizado como centro de formação e capacitação de jovens e trabalhadores, até que outra graduação seja estabelecida.

As famílias criam gado, cultivam hortaliças, milho, feijão e mandioca. A área ainda conta com uma casa de farinha comunitária.

.

Que você achou desse assunto?

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -

ASSUNTOS RELACIONADOS

Ônibus transportando integrantes do MST é cercado por produtores da região de Camacan

O ônibus transportando integrantes do Movimento dos Trabalhadores Sem-Terra (MST) foi interceptado por fazendeiros e produtores rurais neste domingo (05). O veículo estava com 40 pessoas que iriam para uma área invadida pelo Movimento dos Sem Terra(MST), horas antes, durante a madrugada, na Fazenda Ouro...

Justiça determina desocupação de área da Suzano ocupada pelo MST na BA

Áreas da Suzano seguem ocupadas em Mucuri, Caravelas e Teixeira de Freitas. A decisão judicial se refere apenas a Mucuri. A decisão é do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) para a reintegração de posse de uma área da empresa Suzano Papel e Celulose, invadida...

Droga Raia lamenta ocorrido com o cliente que teve o nome alterado para Gaylileu

Após a repercussão do caso envolvendo a rede de Farmácias Droga Raia, a empresa se posicionou sobre o ocorrido com o erro na digitação do nome de um cliente, conforme nota abaixo: Posicionamento: A Droga Raia repudia veementemente a homofobia. Reconhecemos e lamentamos o transtorno que...