Segundo dia do Projeto Cuidando de nossas aldeias vista a Aldeia Gurita

Publicado em

Tempo estimado de leitura: 2 minutos

O projeto que pretende resgatar a consciência de preservação da identidade e cultura indígena chegou ao seu segundo dia. Com o tema ‘Cuidando de Nossas Aldeias’, nesta terça-feira, dia 08, a comitiva chegou à Aldeia Gurita, localizada nas proximidades de Cumuruxatiba, distrito do Prado.
Na comitiva, a Coordenadora do CRAS Indígena, Neila Gomes; Elma Barbosa, Assistente Social; Nilton Braga, orientador Social; Nilton Bonfim, Meio Ambiente; Miquéias Marques e Carlo Casarsa, Comunicação. Representando os indígenas, o Coordenador geral dos Caciques de Prado, Também se fez presente no evento José Bete.
aldeia GuritaOs visitantes foram recebidos pelo Cacique e pelo grupo indígena da Aldeia, todos ornamentados e pintados com os desenhos de sua tribo.
As tintas usadas para as pinturas tradicionais são feitas das mais diversas plantas. pintura de corpos

A mais conhecida delas é preparada à base do jenipapo (fruta muito apreciada pelos povos indígenas). Retirado verde e seu líquido é extraído, em contato com a pele se transforma numa tinta preta que se fixa na pele por até duas semanas. �? interessante lembrar que essa tinta não sai sem que se passe no mínimo uma semana.
Além de contemplar a arte indigena, através da pintura, ainda foi servida bebida tipica, o Cauin, feito com o aipim ralado, cozido e adoçado com açucar.
oração indigenaOs Índios apresentaram sua dança e contaram a história de seu povo, transmitindo conhecimentos durante a palestra realizada na aldeia. Uma troca cultural rica e prazerosa com o tema do Projeto. A meta é o resgate da consciência de que somos todos responsáveis pelo futuro de nosso planeta.
Após festejos e palestra seguiu-se um almoço a base de feijoada e confraternização até a tarde.
Nesta quarta-feira, dia 09, o Projeto continua com visita à Aldeia Cahy, local onde foi realizado o primeiro contado entre índios Pataxós de Prado e os Portugueses.

.

Que você achou desse assunto?

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -

ASSUNTOS RELACIONADOS

Caravelas conquista recursos para a reforma de unidades básicas de saúde

Essa é mais uma conquista importante na viagem do Prefeito de Caravelas, Silvio Ramalho, à Salvador.    Nesta segunda-feira (07), o Governo da Bahia já havia autorizado a construção de 45 casas populares, antes de liberar mais recursos, desta vez, para a reforma e revitalização de cinco das nove...

Reunião discute solução para pendências de projetos de energia elétrica no município de Caravelas

A Reunião aconteceu no Gabinete da Prefeitura de Caravelas, com presenças de Jainan Bassete e Geovana Gama (ambos analistas comerciais da Coelba NeoEnergia), Thabata Siquara (Procuradora Jurídica Municipal) e Ana Paula (Assessora de Gabinete), representando a administração pública do município de Caravelas. Dentre os assuntos...

Prefeitura de Prado e Secretaria de Infraestrutura da Bahia discutem medidas para melhorar segurança nas avenidas em Prado

Dentre as medidas imediatas, estão a instalação de redutores de velocidade (quebra-molas) e maior sinalização de trânsito em vários trechos da área urbana da cidade do Prado. A medida visa reduzir o número de acidentes e garantir maior segurança para a população, principalmente, de pedestre...