Operação interrompe crime ambiental iria comprometer abastecimento de água

Publicado em

Tempo estimado de leitura: 3 minutos

Uma operação interrompeu crime ambiental que iria comprometer o abastecimento de água na cidade de Prado. A ação conjunta contou com equipes da Secretaria de Meio Ambiente do Prado, de representante da Empresa Bahia de Água e Saneamento (EMBASA), de policiais da Companhia Independente da Polícia de Proteção Ambiental (CIPPA/Porto Seguro) e de representante do Instituto Chico Mendes (ICMBIO).

Fotos: Edson Viana/PradoInfocus

operacao conjunta

A ação foi deflagrada a partir de uma denúncia e do trabalho de rotina de inspeção e fiscalização em áreas rurais. Na fazenda uma máquina, que iniciou atividade no início desta semana, já tinha aberto um clarão na mata e canalizado o leito do Rio Campinho para a irrigação. O Rio Campinho é o principal afluente de captação de água para o abastecimento em Prado. No ano passado, a cidade conviveu com o racionamento. Na época uma operação precisou destruir represas construídas em fazendas, para garantir o serviço à população.

policia aponta crime ambiental

Segundo a Secretária de Meio Ambiente, Benedita de Jesus, “se a operação não tivesse sido deflagrada, a cidade do Prado corria o risco de ter interrompido o fornecimento de água, muito antes do carnaval”, denunciou.

leito do rio desviado

Ainda segundo a secretária, “a fazenda onde o crime foi praticado pertence à José Carlos, vice-prefeito de Alcobaça e dono da Zé Carlos Construtora, em Teixeira de Freitas”. O crime, no entanto, teria sido praticado diretamente pela empresa JTA, arrendatária da área, que realiza o plantio de mamão na fazenda.

encanacao

De acordo com o assistente de Saneamento da EMBASA, Moabe Alves, a JTA preparava a instalação de canos com espessura muito maior do que o sistema utilizado para o abastecimento de água em Prado. “Os canos encontrados aqui são de 250mm. Com essa estrutura montada atenderia a distribuição de água de uma cidade do porte de Itamaraju”, destacou.

maquina utilizada no crime

O Tenente Jackson, da CIPPA/Porto Seguro, destacou que ao utilizar uma draga para abrir um leito paralelo no Rio Campinho, a empresa JTA cometeu vários crimes ambientais. “Alterou o leito do rio, comprometeu o abastecimento de água e desmatou a área”, denunciou.

Para o representante da Resex/Corumbau, Lauro Paiva, o crime ambiental provocado naquela fazenda casou um grande desequilíbrio ambiental. Foram encontradas várias espécies mortas, desde árvores nativas, até animais. “Veja essa caranguejeira e essa cobra coral, foram encontradas esmagadas”.

cobra morta

Os maquinários utilizados no crime ambiental foram apreendidos e a fazenda multada. Uma denúncia será protocolada no Ministério Público para que a o proprietário da fazenda ou a empresa arrendatária da área apresentem autorizações para as atividades que causem impacto ambiental.

A empresa JTA não se manifestou sobre o assunto.

.

Que você achou desse assunto?

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -

ASSUNTOS RELACIONADOS

Operação conjunta apreende 5,6 toneladas de crustáceos

Uma operação conjunta entre equipes da Companhia de Polícia de Proteção Ambiental (Coopa), 14º  Batalhão de Polícia Militar (BPM/Santo Antônio de Jesus) e o Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) apreendeu, na sexta-feira (22), 5,6 toneladas de crustáceos comercializados ilegalmente nas proximidades...

Prado: Homem é preso em flagrante por crime ambiental

O acusado foi preso na manhã desta quarta-feira (20). O crime contra espécimes da fauna silvestre foi descoberto por acaso. Policiais lotados na 88ª CIPM/Alcobaça participavam de uma ação de reintegração de posse nas proximidades do Rio Jucuruçu, quando perceberam a presença de um barco...

Caminhão oficial do município de Itamaraju é flagrado com madeira nativa

Jesus. Coisas quase impossíveis de acreditar. Um veículo à serviço do município de Itamaraju, com plotagem oficial do atual governo, carregado de madeira nativa. Sem a autorização dos órgãos ambientais, essa ação é um crime ambiental e pode estar sendo cometido debaixo das barbas...