Turismo brasileiro bate recorde com 6 milhões de visitantes em 2014

Publicado em

Tempo estimado de leitura: 2 minutos

O turismo é uma das principais fontes de renda para muitas cidades localizadas no litoral e noutras parte do território brasileiro. Esta importância faz impulsionar um mercado que cresce à cada dia. Nesta quinta-feira, dia 05, o país recebeu o turista de número 6 milhões. Este é um recorde histórico e marca o caminho do Brasil para um novo patamar da economia do turismo, um dos que mais crescem em proporção e importância. A turista argentina, Nadia Panis, de 30 anos, chegou ao Rio num vôo da TAM, que saiu de Buenos Aires.

turista argentina foto uol viagens

O presidente da Embratur, Flávio Dino ficou satisfeito com o recorde. “Estamos batendo um recorde histórico no número de visitantes estrangeiros no país. Mesmo com as crises internacionais, o Brasil está se consolidando como um destino turístico aos olhos do mundo.

De acordo com o Wander Noronha, Presidente da APRHOPE (Associação Pradense de Restaurantes, Hotéis, Operadoras de Turismo e Estabelecimentos Comerciais), “o número de visitantes estrangeiros no país mostra o papel relevante para a geração de empregos e o recolhimento de impostos que deve ser revertido como infraestrutura para a população, destacando que o turismo já capta a mesma quantidade de dólares que indústrias como, por exemplo, a de celulose”.

Do outro lado, o Secretário de Turismo, Esporte e Cultura do município do Prado, Carlo Casarsa, “isto faz repensar as políticas de crescimento e sustentabilidade. Muitos gestores já apostam em alternativas para as frágeis contas econômicas da administração pública, com grande parte das verbas já carimbadas para recursos como saúde e educação”, destacou.

Todo este enredo é plano de fundo para uma mudança no comportamento e na realização de muitas ações, que se sustentam por meio de parcerias público privadas, sobretudo, em período de alta visitação, quando gestores públicos se vêem na iminência do gasto de volumosas quantias em infraestrutura e na realização de eventos artísticos, históricos e culturais. A alternativa, escolhida por muitos, tem sido a Parceria Público Privada (PPP).

CONCEITO: A Parceria Público-Privada (PPP) é o contrato pelo qual o particular assume o compromisso de disponibilizar à administração pública ou à comunidade uma estrutura ou serviço, mediante a operação e manutenção, previamente projetada, financiada e construída, com recursos deste particular.

HIST�?RIA: No Brasil temos referência de PPP desde a época do imperador Pedro II quando da implantação da maior parte das ferrovias brasileiras, nos idos do século XIX, através de subsídio com a não cobrança da chamada cláusula do ouro.

.

Que você achou desse assunto?

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -

ASSUNTOS RELACIONADOS

Aumento na segurança para garantir tranquilidade aos turistas e pradenses

Segurança redobrada para garantir tranquilidade aos turistas e aos moradores pradenses. O 3º Pelotão da Polícia Militar aumentou o efetivo policial. A Prefeitura do Prado mantém socorristas salva-vidas ao longo das praias.De acordo com o Subtenente Agnaldo Lima, "o aumento do efetivo policial visa...

Calor e som ruim comprometem funcionamento da Boate Doccas da Ilha

A boate Doccas da Ilha é o mais novo espaço de eventos montado na cidade pradense. Segundo informações, o investimento para a construção e infraestrutura da boate ficou na ordem de R$ 750 mil reais. O ambiente foi projetado para receber um requintado...

A Secretaria de Turismo de Prado segue organizando os últimos preparativos para as festas de final de ano. Durante esse período é grande a procura por informações sobre as iniciativas da administração pública para a realização de eventos e de serviços públicos, necessários à...