Como melhorar as fotos que você tira com o celular

Publicado em

Tempo estimado de leitura: 5 minutos

Noções de enquadramento, composição, exposição e foco, aplicativos que não só permitem colocar filtros muito mais legais do que os do Instagram, também chegam a dar pras fotos uma cara quase tão sofisticada quanto uma foto em uma câmera profissional.

Usando também referências do Photojojo e do LifeHacker. As dicas servem tanto pra celulares Android quando para iPhone, e até dá pra adaptá-las pra câmeras digitais compactas.

fotoana1

Esqueça os megapixels: Esse é um conceito que já deveria estar na cabeça de todo mundo que gosta de tirar fotografia. Megapixels não são necessariamente um indicador de qualidade da câmera. A quantidade de megapixels indica apenas a resolução da imagem, mas não é capaz de dar conta da qualidae do sensor, por exemplo, que é o que separa fotos excelentes de câmeras profissionais das fotos granulados que você tira com o seu celular. Por isso, caso você esteja escolhendo um celular por conta da câmera, não se prenda aos megapixels da câmera. �? mais eficiente procurar no Flickr as fotos tiradas com aquele celular e conferir a aparência final das fotos. Elas estão granuladas ou bem nítidas? As cores parecem fiéis ou a imagem parece pender pro azulado, por exemplo?
A luz precisa ser sua amiga: Foto de celular, você sabe: não importa qual boa a câmera seja, se falta luz, a foto tende ao pior. Muitos fotógrafos profissionais dizem que fotografia boa depende inteiramente do controle da luz para fazê-la trabalhar a favor do fotógrafo.

Desligue o flash, mesmo à noite: Os flashs de LED dos celulares atuais – e mesmo o de algumas câmeras – fornecem uma luz dura e direta, o que gera olhos vermelhos, acaba ofuscando o fundo da foto e deixa todo mundo nela com cara de fantasminha. Se a foto for de uma paisagem, o flash só vai iluminar dois ou três metros adiante de você, e o objeto da sua foto vai ficar escuro.

�? noite, todo gato é pardo: Para tirar fotos mais nítidas à noite, a dica é apoiar o celular em algum lugar fixo e usar um aplicativo que aumente o tempo de exposição, isso é, que aumente o tempo durante o qual a lente da câmera recebe luz. O melhor deles, na minha opinião, se chama Cortex Camera, pra iPhone (US$2.99). Ele precisa de pouca estabilidade para capturar cenas noturnas com pouca granulação e boas coex. Por causa do longo tempo de exposição, a imagem costuma ganhar rastros de luz se algum objeto nela estiver em movimento. O efeito pode ser interessante:

Contra a luz: Se você estiver ao ar livre e a foto for tirada durante o dia, evite posicionar a câmera contra o sol. Melhor achar uma posição em que ela esteja na mesma direção dos raios – assim, sem reflexo e sombras onde você não deseja, a foto deve ficar bem melhor.
Abra a janela! Dentro de casa, de dia, use a luz do sol a seu favor. Abra bem a janela em vez de usar o flash.

Você, seu próprio técnico de luz: Se você tiver tempo e disposição pra isso, pode tentar iluminar suas fotos noturnas. Use a lanterna de um segundo celular mas não a aponte diretamente pro objeto da foto. Você pode aproximá-lo de uma parede, se possível, e virar a luz para ela – de maneira que a luz rebata e atinja o assunto da foto. Sem parece, uma opção ainda mais cuidadosa é usar uma superfície branca pra refletir a luz. Serve até folha de papel sulfite.

Não fique parado: Essa dica vale também para a composição, que você vai ver mais embaixo. Mexa-se! Tome como exemplo a foto no topo desse tópico. Estivesse mais para a esquerda, o fotógrafo teria a luz do sol direto na câmera e a foto não teria nem de perto o resultado que teve. Não tenha medo de se mexer procurando um ângulo melhor.

Com HDR, seus problemas acabaram: Sua foto está estourando de dia? Uma foto estourada é aquela em que a luz entra demais ou de menos em algum lugar. Sabe quando você tem uma paisagem linda, quer tirar uma foto com aquele fundo estonteante, mas o fundo fica todo esbranquiçado e não dá nem pra ver o rosto de quem tá na foto, de tão escuro. Isso é fácil de resolver: basta apoiar o telefone em uma superfície e usar algum aplicativo que tire fotos HDR. Existem vários pra iPhone e Android. Não estou falando de um filtro HDR que você coloca na foto depois de tirá-la. Tratam-se de apps que tiram 3 fotografias – uma super clara, uma normal e uma super escura – e juntam as três em uma só. O resultado são aquelas fotos com cores e detalhes incríveis. Caso você tire foto de algo em movimento, pode ficar com um efeito fantasma, que não deixa de ser interesante em alguns casos:

Composição: O tal �??olhar fotográfico�?�, umas espécie de estética apurada para clicar cenas harmoniosas, tem algo de instinto e muito de aprendizado. Algumas técnicas podem te ajudar a montar melhor os assuntos da sua foto.

Não centralize (quase nunca): Muita gente acha que o assunto da foto tem que ir no centro, quando a regra pra obter cenas agradáveis esteticamente é usar a regra dos terços:

Coloque os elementos de destaque na foto nos pontos de interseção entre as linhas. No iPhone, você pode inclusive ligar a função que coloca essas linhas direto na tela, pra que você se possa se guiar com elas (no iPhone, Configurações > Fotos e Câmera > Grade, no Android, você vai precisar de um app que tenha essa função, já que ela não é nativa da câmera do Android. O Câmera Sensor é um deles).

Centralize às vezes: Simetria é importante, como são importantes outras linhas geométricas que o olho segue automaticamente – como essa foto aqui embaixo, onde todas as linhas convergem para o horizonte, lá no fim:

Busque ângulos inusitados: Você consegue enxergar como essa foto poderia ter sido bem mais chata se o fotógrafo não tivesse colocado o celular na altura do chão? �? mais ou menos nessa linha que você pode se inspirar: ande e busque ângulos diferentes e até desconfortáveis pra sua foto.

Inspire-se! Você pode melhorar sua criatividade, composição e senso estético apenas consumindo mais arte. E, pasme, alguns Instagrammers são mesmo artistas.

Não subestime os apps: Os filtros do Instagram são secundários. Antes de publicar minhas fotos, elas sempre passam por um trato em um ou mais aplicativos em que posso ajustar desde a exposição e o foco até combinar filtros distintos pra criar efeitos únicos. O limite para esse tipo de ajuste é seu bom senso estético, ou seja, ele não existe (essas coisas de gosto variam bastante, né!). Mas eu, viciada em apps de foto que sou, separei os melhores:

Camera+: Vai substituir sua câmera completamente. Tem filtros incríveis, permite ajustes simples mas eficazes, como um que alinha o eixo da foto e corrige cliques tortos, por exemplo, e tem uma interface muito amigável. Minhas fotos sempre passam por ele pros ajustes iniciais, e depois vão pra outros aplicativos.

Big Lens: Em câmeras com lentes mais sofisticadas, é possível variar a profundidade de campo da foto. �? isso que produz fotos que têm o fundo desfocado, mas é um efeito muito difícil de reproduzir com o celular. Esse app permite uma gambiarra que reproduz isso. Ele reconhece elementos diferentes em uma foto e permite que você desfoque-os seletivamente, reproduzindo o efeito de uma câmera com uma lente profissional.
Um app brasileiro com efeitos mais moderninhos. Se destaca pelos bokeh, essas bolinhas de luz que podem tomar vários formatos.

Picfx: Tem uma lista de mais de 100 filtros. O legal sobre esse app é que eses filtros valorizam os detalhes da foto e podem melhorar quase toda foto que você tira, bastante escolher o filtro certo – não se trata apenas de pintar a foto com cores saturadas e pronto, como muitos apps parecidos. Também permite outros elementos de edição, como reajustar o tamanho da foto (se você quiser postar a foto em tamanho original, e não quadrada, no Instagram). Um dos mais legais se você quiser selos ou escrever em cima das fotos. Tem fontes lindas, de estilos variados.

Typi: Mais ou menos como o app aqui em cima, mas tem mais elementos e fontes pra escrever. Ideal pra quem gosta de produzir aquelas imagens de estética tipicamente do Tumblr.

.

Que você achou desse assunto?

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -

ASSUNTOS RELACIONADOS

‘Cometa do Diabo’ poderá ser visto do Brasil no fim de semana; saiba como observar o fenômeno

Conhecido como 'Cometa do Diabo', o cometa 12P/Pons-Brooks que continua se aproximando da Terra poderá observado do Hemisfério Sul, incluindo regiões do Brasil, a partir de domingo, 21. O corpo celeste já passou pelo Hemisfério Norte. "No dia 21 de abril, ele deverá se tornar mais visível no Hemisfério Sul, uma vez que atingirá a

Uso de ChatGPT no ensino exige cuidado, alerta especialista

A utilização da inteligência artificial na elaboração de materiais didáticos, como pretende fazer o governo do estado de São Paulo, demanda cuidados e não pode deslocar os professores do papel central na educação. A avaliação é de Ana Altenfelder, presidente do Conselho de Administração do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação

Sonda Juno descobre lago de lava em lua de Júpiter; veja as imagens

Em uma descoberta emocionante, a equipe da sonda Juno revelou a existência de ilhas em um lago de lava na lua Io de Júpiter. A confirmação foi feita por Scott Bolton, um dos principais investigadores da missão, durante esta semana. "Io é um mundo fascinante, repleto de vulcões em atividade. Conseguimos capturar imagens incríveis que