Fiscalização em Montinho, Itabela-BA, flagra uso ilegal de madeira da Mata Atlântica

Publicado em

Tempo estimado de leitura: 2 minutos

Uma força tarefa, formada por equipe mista do ICMBio, IBAMA e Polícia Militar Ambiental (CIPPA-BA) realizaram fiscalização em Montinho, no município de Itabela, no extremo sul da Bahia.

O objetivo foi coibir a produção e a comercialização de artefatos produzidos a partir de madeira nativas da mata atlântica. Na operação foram encontradas gamelas, farinheiras, tábuas de petisco e de cozinha, colheres, pilões, entre outros artefatos. Também foram localizadas lixadeira, cavadores de colher, torno, motores de torno, serras, madeira in natura (toretes), mais de mil colheres, mais de quinhentos pilões, gamelas, farinheiras e pratos de madeira, peças principalmente de parajú e sapucaia. Além de apreender o material, as atividades foram embargadas.

operacao ibama em montinho

Há, no local, o uso do eucalipto, alternativa legal ao uso de essências nativas, mas ainda representa pequena parte da produção.

A denúncia é de que as peças de madeiras tenha sido extraídas do Parque Nacional e Histórico do Monte Pascoal, incluindo, “a conivência da população indígena que reside nas Aldeias e fora delas, é o que afirmam moradores de Montinho durante a fiscalização”, afirmou Ronaldo Oliveira do ICMBIO.

Inconformados com a operação, moradores de Montinho chegaram a bloquear a BR 101, impedindo o tráfego em represália às apreensões. Eles exigiam a devolução do material apreendido, para voltar a liberar a pista.

A equipe da força tarefa optou por sair do local por acessos alternativos e evitar confronto direto com a população. Pouco depois, representantes dos moradores de Montinho foram à sede do IBAMA, em Eunápolis para negociar uma alternativa da continuidade do trabalho de artesãos no município de Itabela. O ICMBIO, IBAMA agendaram reunião reunião para tratar da produção de artefatos de madeira, na Câmara de vereadores de Itabela. Com isso a rodovia BR 101 foi liberada.

.

Que você achou desse assunto?

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -

ASSUNTOS RELACIONADOS

GADS promove passeio ao Parque Nacional de Abrolhos

O GADS (Grupo de Apoio ao Desenvolvimento Social) realizou no último domingo (17) uma expedição ao Parque Nacional Marinho dos Abrolhos, no município de Caravelas. A caravana, com a participação de 24 pessoas, teve como ponto de partida a cidade de Itamaraju. O mergulho ao...

Filhotes de tartarugas são soltas no litoral de Caravelas

133 tartaruguinhas começaram sua jornada pelo mar, depois de nascerem em ninhos da Praia do Grauçá. Os animais foram soltos na Barra de Caravelas, no litoral do município de Caravelas. Foi lá que nasceram, em ninhos construídos por tartarugas da espécie tartaruga-cabeçuda (Caretta caretta). A soltura...

Comitiva de Medeiros Neto visita Caravelas para conhecer trabalho ambiental realizado no município

A visita aconteceu nesta sexta-feira (19). O objetivo foi conhecer o trabalho realizado com a gestão ambiental de resíduos sólidos e a experiência com a fiscalização, licenciamento e educação ambiental. Os visitantes conheceram o processo de coleta e separação do material recolhido em Barra, Ponta...