Vereadores derrubam emenda de vereadora e aprovam projeto da prefeita

Publicado em

Tempo estimado de leitura: 2 minutos

Na sessão desta terça-feira, dia 10, os vereadores do Prado discutiram e aprovaram o projeto de Lei N.º 13/2013, que introduz modificação no plano de cargos e salários do município, incluindo as funções de técnico de radiologia, técnico de prótese dentária e educacor físico.

vereadores reprovam emenda de bruna

O vereador Diógenes Ferreira Loures, o �??Jorginho�?? (PTC) destacou que o salário oferecido, correspondente à 20 (vinte) horas de trabalho semanal, estava dentro do plano de cargos e salários do município. Ainda assim a vereadora Bruna Giorno (PCdoB) argumentou disparidade no valor oferecido ao cargo que, segundo ela, na Secretaria de Educação, o profissional recebia maior salário. Por conta disto, a vereadora apresentou proposta de emenda, propondo alteração de R$ 678 reais para R$ 1.200 reais, ao cargo de educacor físico.

Apresentada a emenda, os vereadores Jorginho e Roberto de Oliveira Dias, o �??Robertinho�?? (PP) questionaram a constitucionalidade da proposta da colega. Os dois sustentaram que a emenda estava contrária ao definido no artigo 61 da Constituição Federal, que indica como exclusiva do poder executivo a competência para aumento de despesas ou alteração de salários.

robertinho e jorginho

A opinião dos vereadores acompanha decisões do Supremo Tribunal Federal (STF). Ao julgar a Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADIN) N.º 3394-8, o ex-ministro do STF, Eros Grau, entendeu que �??o parlamentar não pode apresentar lei que crie despesa ao Executivo, sob pena de ter declarada a sua inconstitucionalidade�?�.

Durante o julgamento da ADIN N.º 341, o ministro do STF Celso de Mello, disse que �??a jurisprudência do STF é firme no sentido de que cabe ao chefe do Poder Executivo iniciar o processo de criação de lei para a criação de cargos, funções ou empregos públicos na administração direta e autárquica, bem como, o aumento de remuneração ou sobre regime jurídico e provimento de cargos dos servidores públicos�?�.

vereadora bruna

Depois de discutida, a emenda foi derrubada por todos os seus colegas, mantendo contrária apenas a decisão da vereadora, autora da proposta de emenda.

O projeto também foi discutido e, à pedido dos vereadores Roberto de Oliveira, o �??Robertinho�?? (PP) e Tadeu Monteiro (PTC), votado em única votação. O projeto foi aprovado pelo mesmo placar que derrubou a emenda da vereadora Professora Bruna, por 10×1.

.

Que você achou desse assunto?

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -

ASSUNTOS RELACIONADOS

Vereadores aprovam estabilidade de agentes de saúde e de endemias do Prado

A última sessão legislativa da Câmara de Vereadores de Prado, neste ano de 2018, foi realizada, na manhã desta terça-feira (12). Na pauta dos trabalhos legislativos estava a votação do Projeto de Lei N.º 13/2017, de autoria da Prefeita Mayra Brito. Com muitos dos agentes...

Vereadores aprovam projeto de proteção à gestantes em Teixeira de Freitas

Garantir proteção às mulheres gestantes e seus bebês. Esse é o objetivo do projeto de lei aprovado, nesta quarta-feira (16), na Câmara de Vereadores de Teixeira de Freitas. A iniciativa foi do vereador Jonathan Molar (SD). O projeto seguiu para a sanção do Prefeito Temóteo...

Vereadora propõe fechamento de acesso em praça de Prado

Impedir o acesso de veículo à Praça de Eventos é a proposta apresentada pela Vereadora Bruna (PMDB) durante sessão realizada na noite desta terça-feira (22). A medida extrema é até redundante, já que é inconcebível e injustificável o uso de uma praça como estacionamento. O...