Sinebahia, Colônia de Pescadores e Caixa reúne pescadores e marisqueiras do Prado

Publicado em

Tempo estimado de leitura: 2 minutos

Na manhã deste sábado, dia 10, cerca de duzentos pescadores e marisqueiras artesanais participaram de uma reunião, na Câmara de Vereadores do Prado, promovida pelo Sinebahia, em parceria com a Colônia de Pescadores Z-23 e Caixa Econômica Federal.

reuniao com pescadores e marisqueiras do prado 1

Segundo Joédson Lago, o �??Xexéu�??, coordenador do Sinebahia/Prado, o objetivo é esclarecer a classe sobre a necessidade de atualização dos cadastros para atender à portaria baixada pelo Ministério da Pesca, que informa o início de cruzamento de dados com a Receita Federal. A partir de então, pessoas com pendências junto ao fisco, com CPF irregular ou divergências de informações precisam procurar uma agência da Receita, mais próxima de sua localidade, e evitar transtornos futuros.

reuniao com pescadores e marisqueiras do prado xexeu

Também informou sobre o seguro concedido aos pescadores e marisqueiras. “O defeso do camarão ocorrerá no período de 15 de setembro a 31 de outubro de 2013. Com quase 700 pescadores e marisqueiras do município cadastrados no programa, cerca de R$ 1 milhão de reais deve movimentar a economia local. Após o cadastro, 30 dias depois, a primeira parcela estará disponível nas agências da Caixa, nas Casas Lotéricas ou nas unidades da Caixa Aqui”, informou o coordenador do Sinebahia.

De acordo com Rafael Schineider Fadini, gerente de relacionamentos da Caixa Econômica Federal, agência do Prado, os beneficiários cadastrados nos programas do Ministério da Pesca, têm várias linhas de créditos disponíveis para aquisição de imóveis, veículos, construção e móveis.

reuniao com pescadores e marisqueiras do prado vado

O presidente da Colônia de Pescadores Z-23, Edivaldo Vieira Franco, o conhecido �??Vado da Colônia�??, disse que, apesar da carteira atual dos pescadores e marisqueiras ter validade até o final deste ano, é necessária a atualização dos dados cadastrais. �??A partir do próximo ano o Ministério da Pesca vai trabalhar com carteira digital, com chip. Quem não tiver, vai ter o benefício suspenso�?�, advertiu.

O que é – o defeso é um intervalo de tempo em que o pescador artesanal fica proibido de pescar para garantir a reprodução das espécies. O profissional recebe, no período em que fica sem trabalhar, as parcelas do seguro-desemprego, no valor de um salário mínimo.

[widgetkit id=47]

Para ter acesso às parcelas do seguro desemprego, concedidas a cada 30 dias, o pescador deve comprovar que está inscrito na Secretária Especial de Aqüicultura e Pesca há pelo menos um ano, apresentar o atestado da colônia de pescadores artesanais confirmando o exercício da atividade, carteira de identidade ou de trabalho, comprovante de pagamento das contribuições previdenciárias e do número de inscrição como Segurado Especial.

.

Que você achou desse assunto?

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -

ASSUNTOS RELACIONADOS

Jovens do Adolescente Aprendiz de Prado estão inseridos no mercado de trabalho

Muitos estabelecimentos comerciais de Prado estão oferecendo os serviços de jovens participantes do Programa Adolescente Aprendiz. Uniformizados com a identificação do programa, eles estão nos restaurantes e noutros estabelecimentos comerciais como iniciativa para inserir no mercado de trabalho e oferecer oportunidade de aprender...

Jovens do Adolescente Aprendiz do Prado visitam Parque Nacional do Descobrimento

Dezenas de adolescentes do município do Prado participam de atividades culturais, históricas e socioeconômicas, como parte dos objetivos propostos pelo Programa Adolescente Aprendiz, que atende aos jovens com idade entre 14 e 17 anos, vivendo em situação de vulnerabilidade. Cerca de quarenta...

APAE do Prado recebe arrecadação do Motoclube Constituintes

A APAE de Prado recebeu na tarde desta segunda-feira, 30, a doação de alimentos que foram arrecados entre os dias 20 e 21 de setembro no evento do Churrasmoto, com iniciativa do Motoclube Constituintes do Prado . Segundo os organizadores, diretores, colaboradores,...