Duas baleias jubarte são encontradas mortas em Prado

Publicado em

Tempo estimado de leitura: < 1 minuto

baleia 2Neste sábado, dia 10, duas baleias da espécie jubarte foram encontradas mortas no litoral do município do Prado, no extremo sul da Bahia.

Uma delas, em avançado estado de decomposição, estava às margens da Praia da Amendoeira. De acordo com populares, o animal havia sido avistado há cerca de uma semana atrás. A outra foi localizada nas proximidades da Lagoa Grande, distante cerca de 5 km do centro da cidade.

Chegam à três o número de jubartes encontradas mortas no município do Prado, durante a temporada 2013. A primeira encalhou nas areias da Praia do Centro, próximo à Barraca 51.

Todos os anos estes enormes animais marinhos buscam as águas quentes do nordeste brasileiro, sobretudo, da região de Abrolhos para procriação. Durante a viagem da Antártida para o litoral brasileiro, muitos animais acabam morrendo. As causas de morte fazem parte dos desafios do Instituto Baleia Jubarte, com sede na cidade de Caravelas, para diminuir a montante destes animais.

[widgetkit id=48]

A notícia de encalhe e morte de baleias jubarte dispara alarme no instituto, que coleta material genético e parte da gordura. Por meio de nota, a Secretaria de Meio Ambiente do município do Prado, divulgou que tomará as medidas necessárias para a retirada do animal do ambiente.

.

Que você achou desse assunto?

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -

ASSUNTOS RELACIONADOS

Decisão do presidente do IBAMA pode comprometer vida marinha em Abrolhos

O presidente do Ibama, Eduardo Fortunato Bim, indicado e empossado pelo governo do Presidente Bolsonaro, decidiu ignorar recomendações técnicas feitas pela equipe do próprio órgão de fiscalização ambiental e autorizar o leilão de sete blocos de petróleo localizados em regiões de alta sensibilidade em...

Pescadores capturam tubarão no alto mar de Alcobaça

O animal foi capturado nesta terça-feira (10), por um canoeiro conhecido como 'Dodó', integrante da Colônia de Pescadores Z-24 de Alcobaça. O tubarão caiu numa rede tipo taineira, armada na região de grande profundidade, de navegação de navios.O tubarão pesou cerca 140kg e mediu...

Golfinho é encontrado morto no litoral de Alcobaça

Apenas uma parte do animal foi parar nas areias da Praia do Quati, no litoral alcobacense. Banhistas que passavam pelo local avistaram o golfinho já morto, na manhã desta terça-feira (12), com marcas de redes de pesca no corpo.Chamou atenção o fato do animal...