Cidadãos podem viajar gratuitamente em aviões da FAB

Publicado em

Tempo estimado de leitura: 2 minutos

Qualquer cidadão pode voar gratuitamente em aviões da Força Aérea Brasileira (FAB) para todas as regiões do Brasil. A viagem, entretanto, é sujeita à existência de vagas livres nos aviões, à disponibilidade dos voos de transporte e ao tipo e missão que a FAB vai cumprir. 

2224cidadaos-podem-viajar-gratuitamente-em-avioes-da-fab-0

Segundo a publicação, não há regularidade de voos e, então, não existem horários, destinos e datas definidas anteriormente. Os cidadãos comuns somente podem viajar em voos da FAB já programados, diferente dos comandantes das Forças Armadas, do vice-presidente da República, de ministros de Estado, de presidentes do Legislativo (Senado e Câmara) e do Supremo Tribunal Federal (STF), que podem utilizar os aviões para fazer viagens exclusivas (estas devem ser a trabalho, por emergência médica ou por motivo de segurança), conforme reportagem do UOL.

A publicação explicou como o cidadão pode fazer este tipo de viagem: é preciso procurar o Correio Aéreo Nacional (CAN) da sua região, preencher uma ficha de inscrição, informar o trecho que deseja voar e anexar cópias do comprovante de residência e da identidade. No caso de menores, estes devem ser inscritos pelos pais ou responsáveis legais.

Depois do cadastro, o CAN entra em contato com a pessoa interessada quando existir voo confirmado e vagas disponíveis para o trecho que foi requerido. Os contatos das 14 unidades do CAN, localizadas no Distrito Federal e em 14 estados (inclusive na Bahia, em Salvador) estão disponíveis neste link, na pergunta de número 20 “Como posso viajar em uma aeronave da FAB?”.

A reportagem do UOL informa que ligou para as 17 unidades do CAN e que não foi possível ter informações sobre voos na maior parte do casos, sendo que, em muitas delas, o número não pertence mais à FAB, o telefone não existe ou a ligação não completa. A unidade de Salvador, por exemplo, foi uma das que tiveram número informado incorreto. Segundo a publicação, informações sobre os voos previstos e orientações de como demonstrar interesse puderam ser obtidas em São Paulo, Campo Grande, Fortaleza, Canoas e Santa Maria.

A secretaria de comunicação da FAB, localizada em Brasília, afirmou à reportagem do UOL que vai corrigir os números informados na página oficial do órgão.

Polêmica
Viagens feitas com aeronaves da FAB pelo presidente do Senado, Renan Calheiros, e o presidente da Câmara, Henrique Alves, causaram polêmica. Segundo a Folha de S. Paulo, Renan Calheiros viajou de avião no dia 15 de junho para ir ao casamento da filha do senador Eduardo Braga, em Trancoso (BA). A publicação também informou que Henrique Alves utilizou um avião da FAB para levar a noiva, parentes dela, enteados e um filho ao jogo da final da Copa das Confederações no Maracanã, no último domingo (30). Calheiros e Alves informaram que vão reembolsar os cofres públicos.

.

Que você achou desse assunto?

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -

ASSUNTOS RELACIONADOS

Comunicação à Luan Santos Matos por abandono de emprego

Cláudio Agrizzi, produtor rural, proprietário da Fazenda Reunidas Novo Destino, com sede em Zona Rural, localizada no município do Prado, no estado da Bahia, inscrito no CEI: Nº 512.454.1031-80, solicita o comparecimento de seu funcionário LUAN SANTOS MATOS, portador da CPTS nº 0801743 Série...

Nota da Expresso Brasileiro pelo assassinato de um de seus motoristas em trabalho

Na manhã deste domingo (15), o Grupo Expresso Brasileiro publicou uma nota de pesar pelo falecimento do motorista da empresa, Vacton Santos Souza (38), morto à tiros no trabalho que fazia na linha Itamaraju/Nova Alegria, na BA-284. O crime aconteceu no início da tarde deste...

Estudo apresenta a realidade da pesca na Costa do Descobrimento

Após 12 meses de estudo, serão apresentados os resultados do Monitoramento do Desembarque Pesqueiro do ano de 2017 realizado nas comunidades pesqueiras de Santa Cruz Cabrália e Belmonte (BA). A pesca nos dois municípios é caracterizada como artesanal, sendo essencial para o desenvolvimento da...