Justiça mantem acervo de Kracjberg em Nova Viçosa

Publicado em

Tempo estimado de leitura: 2 minutos

O acervo artístico, com 110 obras do artista plástico Frans Kracjberg, doados à Fundação Cultural de Curitiba na década de 90, permanecerá em Nova Viçosa até que seja completamente restaurado por ele, como solicitou à Justiça o Ministério Público estadual em liminar.

A juíza Tarcísia de Oliveira Fonseca, da Vara dos Feitos de Relações Cíveis e krajcberg foto felipegesteira 096

Comerciais do município, acatou os argumentos do promotor de Justiça Regional Ambiental de Teixeira de Freitas, Fábio Fernandes Corrêa, de que as obras, avaliadas em mais de R$ 28 milhões, fazem parte do patrimônio cultural da cidade e estão sob explícita situação de ameaça, devido às comprovadas deteriorações decorrentes das más condições de conservação, durante o período que estiveram com a Fundação. Ainda cabe recurso da decisão.

O Ministério Público também solicitou à Justiça que a Fundação pagasse ao artista pelo trabalho de restauração. A juíza deixou para analisar o pedido após manifestação da Fundação e do próprio Kracjberg.

As peças estão no ateliê de Frans, em Nova Viçosa, há mais de dois anos, desde que a Justiça do Paraná autorizou o artista a retirar o acervo do espaço cultural, criado pela Prefeitura paranaense em sua homenagem, para ser restaurado, cujo prazo seria agosto do ano passado. No entanto, Kracjberg não conseguiu resgatar as peças por falta de pagamento por parte da Fundação, como alegou o próprio artista à Justiça.

A batalha judicial entre Frans Kracjberg e a Fundação Cultural de Curitiba teve início em 2010, quando a última ingressou com ação judicial para que o artista fosse proibido de fazer qualquer intervenção nas obras.

.

Que você achou desse assunto?

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -

ASSUNTOS RELACIONADOS

Ministério Público cobra melhorias nos atendimentos do Hospital de Itamaraju

A precariedade do atendimento médico no Hospital Municipal de Itamaraju foi discutida em audiência pública realizada na manhã desta quinta-feira, 28, através de iniciativa provocado pelo Ministério Público estadual, por intermédio da 2ª Promotoria de Justiça. De acordo com o promotor de...