Governo vai inaugurar usina de leite no sul da Bahia�?�

Publicado em

Tempo estimado de leitura: 2 minutos

Mais de 300 famílias de produtores rurais de oito municípios baianos vão ser diretamente beneficiados com a inauguração de uma Usina de Beneficiamento de Leite no município de Coaraci, no Sul do estado. O empreendimento, orçado em R$1,2 milhão, está sendo executado pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), empresa da Secretaria de Desenvolvimento e Integração Regional (Sedir).

laticinios sulbahia

Os equipamentos e as obras de engenharia vão garantir o processamento de dez mil litros diários de leite na fase inicial de produção. No total, oito tanques de resfriamento estão sendo instalados nos municípios contemplados e serão administrados por associações locais de produtores, permitindo o armazenamento do produto.

A usina, construída em um terreno de 13 mil metros quadrados, às margens da rodovia BA 262, no KM 02, é resultado de um convênio assinado entre o governo, através da Sedir/CAR, e a Cooperativa dos Produtores de Leite das Bacias do Almada e Gongogi (Coopragi).

Com a chegada da fábrica de laticínios foram iniciadas ações, no âmbito do programa estadual Vida Melhor, que visam a melhoria da cadeia produtiva do leite na região. De acordo com coordenador do Vida Melhor/CAR , Marcos Rocha, as atividades foram iniciadas a partir de diagnósticos desses produtores, em torno da usina de beneficiamento de leite. �??Esses diagnósticos vão nos nortear para que possamos melhorar a estrutura das propriedades e a qualidade de vida das famílias�?�.

Ainda segundo Rocha, com a inauguração da usina, o produtores agregarão valor ao produto e terão, consequentemente, um aumento na renda. �??Os produtores devem levar o leite produzido para conservação nos tanques e, posteriormente, para a fábrica, onde será transformado em manteiga, iogurte e leite do tipo C �??barriga-mole�?�, queijo mozarela, prato e minas frescal e doce de leite�?�.

Para os representantes da Coopragi, a usina vai garantir aos produtores uma melhor comercialização do leite. �??Agora, os trabalhadores terão as vendas garantidas e por um preço justo. A ideia é que a produção seja absorvida pelo mercado local, pelo Governo do Estado e pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), órgão do governo federal, através do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) para fornecimento na alimentação escolar�?�.

A unidade vai beneficiar os municípios de Coaraci, Itajuípe, Almadina, Itapitanga, Barro Preto, Ibicaraí, Floresta Azul e o distrito de Inema, em Ilhéus.

Para o produtor e morador de Coaraci, Flávia dos Santos, as ações do Vida Melhor serão de grande importância para os produtores de leite da região. �??Vamos ter assistência técnica, melhoria das nossas estruturas e capacitações e, com isso, vamos melhorar a qualidade do nosso produto�?�.

.

Que você achou desse assunto?

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -

ASSUNTOS RELACIONADOS

Reunião em São José discutiu estratégias para o aumento da Produtividade da mandioca no município de Alcobaça

A reunião aconteceu na última terça-feira (10) na sede da Secretaria Municipal de Agricultura e Desenvolvimento Econômico, em São José, distrito de Alcobaça. O município foi dividido em 05 (cinco) núcleos territoriais para favorecer a participação do maior número possível de agricultores nas atividades. Núcleo...

Ações coletivas são apresentadas no Plano de Ação Territorial da Mandiocultura (PAT)

O plano tem contribuído para aumentar a produtividade da mandioca, com capacitações, adequação no beneficiamento da mandioca, através do Programa Farinheira Sustentável, da comercialização, associativismo e financiamentos, dentre outras ações.O evento de apresentação aconteceu nesta terça feira (13), durante coletiva de imprensa realizada no...

Alcobaça realiza 2º encontro com a agricultura familiar

O evento aconteceu nesta quarta-feira, dia 14, no salão Paroquial da Igreja Católica de São José, distrito de Alcobaça. Neste segundo encontro foram discutidos o planejamento para as ações de fomento e a participação da agricultura familiar no Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). Outros dois...