Tiririca é eleito um dos melhores parlamentares do Brasil

Publicado em

Tempo estimado de leitura: 2 minutos

Ridicularizado quando eleito, o deputado federal Tiririca (PR-SP) deve estar rindo à toa de seus detratores. Com um desempenho acima do esperado e superior ao de muitos de seus colegas com mais anos de Casa, o segundo parlamentar mais votado da história da nação foi indicado como um dos 25 melhores deputados do ano pelos jornalistas que cobrem o Congresso.

tiririca-deputado
O Prêmio Congresso em Foco, em sua sétima edição, definirá os melhores parlamentares em diversas categorias em votação aberta na internet até o dia 8 de novembro. Na eleição entre os jornalistas, Tiririca recebeu 14 votos. Ficou entre os 15 mais votados na Câmara. �??Para mim, só de estar na lista é uma vitória. Não sou político, estou político. �? uma diferença grande. Estou bem pra caramba. E o mais importante: sem deixar de ser eu mesmo aqui�?�, contou o palhaço ao site do Congresso em Foco.
Tiririca participou de todas as sessões no plenário da Câmara, foi assíduo na Comissão de Educação e Cultura e está com um projeto de sua autoria que beneficia trabalhadores de circo bem encaminhado na Casa. �??Estou superfeliz com isso, mostrando para os meus eleitores que eles não deram voto perdido. Não estou fazendo feio. Não quero decepcionar o povo nem me decepcionar�?�, afirmou.

A Comissão de Seguridade Social e Família da Câmara aprovou, no último dia 22, um projeto de lei apresentado por Tiririca que garante aos profissionais do circo a inclusão na Lei Orgânica de Assistência Social, o que permite que eles sejam atendidos pelo Sistema �?nico de Saúde (SUS). Agora, a proposta segue para a Comissão de Constituiçao e Justiça (CCJ). Caso aprovada, vai para votação no plenário.
Após um ano e meio de Brasília, ele se diz �??totalmente adaptado�?� à vida parlamentar. �??Cabe a você caminhar pelo caminho certo ou errado. Aqui, tem esses dois caminhos. A responsabilidade é maior, qualquer vacilo que eu der, a imprensa e os colegas vão cair em cima: �??Oh, o palhaço está fazendo palhaçada�??�?�, diz. �??Eu me sinto vigiado aqui 24 horas.�?�

O palhaço-parlamentar também prima pela transparência. No começo deste mês, o gabinete do deputado publicou a primeira edição de um boletim de oito páginas que informa o que Tiririca faz na Câmara. O material reúne desde as propostas apresentadas por ele, as audiências de que participou e a destinação de suas emendas parlamentares.

O deputado eleito com 1,3 milhão de votos é um dos nove deputados que registraram presença em todas as 171 sessões destinadas a votação na Câmara. Também tem sido assíduo nas comissões, onde a presença não é obrigatória. Tiririca compareceu a 106 (88%) das 120 reuniões da Comissão de Educação e Cultura, da qual é titular. Ele apresentou sete projetos de lei voltados para o circo e a educação, além de relatar cinco proposições. Mas não fez nenhum discurso em plenário.

.

Que você achou desse assunto?

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -

ASSUNTOS RELACIONADOS

Dirigir depois de consumir bebida alcoólica pode levar à cadeia de até 08 anos

Foi publicada nesta quarta-feira (20) a lei que aumenta pena contra motorista que dirigir alcoolizado ou sob o efeito de qualquer outra substância psicoativa. A pena passa a ser de reclusão de 5 a 8 anos, além da suspensão ou proibição do direito de...

Promotoria exige cumprimento de lei e fiscalização de som abusivo em Prado

O Promotor de Justiça, Dr. Joaquim Augusto, substituto na Promotoria da Comarca do Prado, iniciou uma batalha para regular a sonorização em área urbana da cidade do Prado. A justificativa, segundo o promotor, seria o significativo número de reclamações de uso abusivo de equipamentos...

Projeto parlamentar pretende oferecer maior segurança à juízes

A indicação do deputado estadual Marcelino Galo (PT), encaminhada ao ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, solicitando a implantação de verba indenizatória aos juízes, promotores, procuradores federais e estaduais lotados nas varas criminais, para blindagem de veículos e contratação de empresas especializadas em segurança,...