I Forúm Estadual Itinerante de Turismo vai acontecer na Costa das Baleias

Publicado em

Tempo estimado de leitura: 3 minutos

A gestão do turismo nos municípios baianos vai ganhar um reforço importante por meio de três iniciativas do governo estadual. Hoje (10.04), durante o II Salão Baiano de Turismo, no Centro de Convenções de Salvador, o secretário Domingos Leonelli (Setur), se reuniu com 78 secretários e dirigentes municipais de turismo da Bahia para anunciar a criação da Câmara Estadual de Secretários e Dirigentes Municipais de Turismo, a primeira reunião do Fórum de Turismo Itinerante e a criação, em parceria com o Ministério do Turismo, de um curso de Gestão voltado para os dirigentes da área.

salão baiano4

�??Na Câmara Estadual do Turismo os secretários municipais vão poder discutir as soluções para problemas específicos da sua cidade e região. Isto vai nos possibilitar ter um conhecimento maior da realidade de cada um e, a eles, buscar soluções mais direcionadas�?�, disse Leonelli. A Secretaria Estadual de Turismo (Setur) já formulou a minuta da lei que vai instituir a Câmara como uma instância da Política Estadual de Turismo. Após o anúncio, o secretário Domingos Leonelli solicitou que cada uma das 13 zonas turísticas do estado indicasse dois representantes para integrar a comissão que vai ajudar na criação do regimento interno e estatuto da Câmara.

Os gestores municipais apoiaram a iniciativa. �??A Câmara é muito importante para nós como municípios, pois as questões relacionadas a gestão serão mais facilmente expostas e resolvidas em um espaço de semelhantes já que o Conselho Estadual de Turismo reúne, além do setor público, o privado que tem propostas e demandas diferentes da nossa�?�,analisou o secretário de Turismo, Cultura e Esporte do município de Andaraí, Cezar Romero.

Para Thaís Gavazza, titular da pasta no município de Una, a Câmara vai aproximar ainda mais os municípios da Setur e do governo estadual. �??Além disso, a capacitação vai aumentar a qualidade dos pleitos e isso se reverte em benefícios para o turismo e a população�?�, destacou. Para Marismario Fonseca, Secretário de Esporte, Cultura e Turismo de Casa Nova, a Câmara será um instrumento eficiente por dar voz aos municípios. �??Já a qualificação será indispensável principlamente para os municípios que estão começando a explorar o seu potencial turístico�?�, disse ele que tem em sua cidade as dunas do São Francisco e a vinícola Miolo, que se tornou um destino para os amantes do vinho e da enologia.

O objetivo da Câmara é estruturar e qualificar a gestão municipal do turismo, por meio do fortalecimento institucional dos municípios e regiões. De acordo com o diretor de Serviços Turísticos da Setur, Júlio Delgado, a Câmara se constitui em mais um instrumento de diálogo sobre as políticas públicas do turismo no que se refere a infraestrutura, qualificação e serviços. �??A Setur está dando uma grande oportunidade para os gestores ao criar esta instância de governança reafirmando que o turismo acontece nos municípios�?�, afirmou Delgado.

Fórum Itinerante

Uma das inciativas para ampliar o diálogo com os municípios criadas pela Setur é o Fórum de Turismo Itinerante. A primeira edição vai acontecer em 20 de maio na Costa das Baleias. O município que vai sediar o fórum ainda vai ser escolhido pelos representantes das zonas turísticas. O fórum vai acontecer a cada quatro meses sempre sediado em uma zona tur´sitica diferente.

Reunião

O encontro com os secretários e dirigentes municipais do turismo se tornou um grande debate de ideias e repetiu o mesmo resultado do ano passado trazendo pronuciamentos colaborativos para o setor. Leonelli aproveitou o momento para parabenizar cada um dos presentes pelo esforço em prol dos municípios. �??Um evento como este só acontece com essa qualidade porque vocês estão presentes e participando�?�, destacou ele que aproveitou para parabenizar também as equipes da Setur e Bahiatursa.

O secretário aproveitou, também, para fazer uma troca de experiência com os gestores e afirmou que a qualificação é o caminho mais acertado para o desenvolvimento do turismo no estado. �??Por isso a Setur investiu desde 2007 mais de R$ 5 milhões em capacitação.�?�Nos últimos seis anos, 13 mil profissionais foram qualificados e até 2015 a expectativa é que se chegue a 20 mil.�?�

.

Que você achou desse assunto?

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -

ASSUNTOS RELACIONADOS

Caravelas promove ação de promoção do turismo com agentes da CVC

Os agentes de turismo visitaram Caravelas para conhecer o potencial turístico do município. A agenda incluiu passeios por pontos históricos, praias e o Arquipélago de Abrolhos. Teve também apresentação dos Mouros e Cristãos e entrega para o representante da CVC do livro que conta contada...

Encontro discute conduta consciente em ambientes de recifes de Alcobaça e Caravelas

O encontro aconteceu nesta sexta-feira (12), no Centro de Informações Turísticas, em Caravelas. Participação de empresários do trade de Caravelas, proprietários de embarcações com passeios nos recifes (Escama Turismo e Scuba Turismo), a Secretária de Meio Ambiente de Caravelas, Edinéia França, e os secretários de...

Prado é o primeiro município da Bahia a fazer o lançamento do projeto Revigora do Sebrae

O Revigora é um projeto do SEBRAE (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) para apoiar iniciativas de fomento à geração de emprego, renda e empreendedorismo. Segundo o Gerente Regional do SEBRAE, Alex Brito, "a entidade foi convidada pela Secretaria de Turismo do...