A gestão do turismo nos municípios baianos vai ganhar um reforço importante por meio de três iniciativas do governo estadual. Hoje (10.04), durante o II Salão Baiano de Turismo, no Centro de Convenções de Salvador, o secretário Domingos Leonelli (Setur), se reuniu com 78 secretários e dirigentes municipais de turismo da Bahia para anunciar a criação da Câmara Estadual de Secretários e Dirigentes Municipais de Turismo, a primeira reunião do Fórum de Turismo Itinerante e a criação, em parceria com o Ministério do Turismo, de um curso de Gestão voltado para os dirigentes da área.

salão baiano4

“Na Câmara Estadual do Turismo os secretários municipais vão poder discutir as soluções para problemas específicos da sua cidade e região. Isto vai nos possibilitar ter um conhecimento maior da realidade de cada um e, a eles, buscar soluções mais direcionadas”, disse Leonelli. A Secretaria Estadual de Turismo (Setur) já formulou a minuta da lei que vai instituir a Câmara como uma instância da Política Estadual de Turismo. Após o anúncio, o secretário Domingos Leonelli solicitou que cada uma das 13 zonas turísticas do estado indicasse dois representantes para integrar a comissão que vai ajudar na criação do regimento interno e estatuto da Câmara.

Os gestores municipais apoiaram a iniciativa. “A Câmara é muito importante para nós como municípios, pois as questões relacionadas a gestão serão mais facilmente expostas e resolvidas em um espaço de semelhantes já que o Conselho Estadual de Turismo reúne, além do setor público, o privado que tem propostas e demandas diferentes da nossa”,analisou o secretário de Turismo, Cultura e Esporte do município de Andaraí, Cezar Romero.

Para Thaís Gavazza, titular da pasta no município de Una, a Câmara vai aproximar ainda mais os municípios da Setur e do governo estadual. “Além disso, a capacitação vai aumentar a qualidade dos pleitos e isso se reverte em benefícios para o turismo e a população”, destacou. Para Marismario Fonseca, Secretário de Esporte, Cultura e Turismo de Casa Nova, a Câmara será um instrumento eficiente por dar voz aos municípios. “Já a qualificação será indispensável principlamente para os municípios que estão começando a explorar o seu potencial turístico”, disse ele que tem em sua cidade as dunas do São Francisco e a vinícola Miolo, que se tornou um destino para os amantes do vinho e da enologia.

O objetivo da Câmara é estruturar e qualificar a gestão municipal do turismo, por meio do fortalecimento institucional dos municípios e regiões. De acordo com o diretor de Serviços Turísticos da Setur, Júlio Delgado, a Câmara se constitui em mais um instrumento de diálogo sobre as políticas públicas do turismo no que se refere a infraestrutura, qualificação e serviços. “A Setur está dando uma grande oportunidade para os gestores ao criar esta instância de governança reafirmando que o turismo acontece nos municípios”, afirmou Delgado.

Fórum Itinerante

Uma das inciativas para ampliar o diálogo com os municípios criadas pela Setur é o Fórum de Turismo Itinerante. A primeira edição vai acontecer em 20 de maio na Costa das Baleias. O município que vai sediar o fórum ainda vai ser escolhido pelos representantes das zonas turísticas. O fórum vai acontecer a cada quatro meses sempre sediado em uma zona tur´sitica diferente.

Reunião

O encontro com os secretários e dirigentes municipais do turismo se tornou um grande debate de ideias e repetiu o mesmo resultado do ano passado trazendo pronuciamentos colaborativos para o setor. Leonelli aproveitou o momento para parabenizar cada um dos presentes pelo esforço em prol dos municípios. “Um evento como este só acontece com essa qualidade porque vocês estão presentes e participando”, destacou ele que aproveitou para parabenizar também as equipes da Setur e Bahiatursa.

O secretário aproveitou, também, para fazer uma troca de experiência com os gestores e afirmou que a qualificação é o caminho mais acertado para o desenvolvimento do turismo no estado. “Por isso a Setur investiu desde 2007 mais de R$ 5 milhões em capacitação.”Nos últimos seis anos, 13 mil profissionais foram qualificados e até 2015 a expectativa é que se chegue a 20 mil.”

O que você achou desse assunto? Deixa aqui seu comentário

- VOCÊ REPÓRTER - Envie fotos, vídeos e informações sobre o que você viu.
Whatsapp (73) 99989-6889 | Email: primeirojornal@hotmail.com