Mayra Brito representa mulheres em homenagem no Prado Moto Rock 2013

Publicado em

Tempo estimado de leitura: 4 minutos

O palco da Arena Prado Moto Rock, nesta sexta-feira (08), ficou mais florido para comemorar o dia Internacional das Mulheres e homenagear a prefeita Mayra Brito, que representou as mulheres pradenses e garupeiras, dando certo charme feminino, no evento para cavaleiros de aço e suas máquinas.

O swing do reggae roots, aliado à melodia da MPB e à energia do rock foi o cenário para a comemoração do dia das mulheres.

mayra homenageada

�??Uma data que deve ser lembrada como um dia de luta pela prevalência da paz e harmonia entre homens e mulheres, não apenas por 24 horas, mas durante os 365 dias do ano�?�, disse a prefeita Mayra Brito.

 

O Dia Internacional da Mulher, 8 de março, está intimamente ligado aos movimentos feministas que buscam mais dignidade para as mulheres e sociedades mais justas e igualitárias. Sutiãs já foram queimados, calças se tornaram acessórios do dia-a-dia. O país é comandado por uma mulher. Várias cidades, à exemplo do Prado, também tem uma no poder.

prefeita mayra brito e ivana

Apesar do cargo máximo da República ser ocupado por alguém do sexo feminino, a participação da mulher brasileira nas esferas do poder ainda é baixa. A Presidenta Dilma Rousseff em seu pronunciamento no Dia Internacional da Mullher faz um apelo e alerta para os homens. “A despeito de tudo, ainda insistem em agredir suas mulheres. Se é por falta de amor e compaixão que vocês agem assim, peço que pensem no amor, no sacrifício e na dedicação que receberam de suas queridas mães. Mas se vocês agem assim por falta de respeito ou por falta de temor, não esqueçam jamais que a maior autoridade deste país é uma mulher, uma mulher que não tem medo de enfrentar os injustos nem a injustiça, estejam onde estiverem”.

HIST�?RIA DA MULHER NA SOCIEDADE:

Como uma mola propulsora para ajudar a sociedade no avanço e no progresso, a emancipação das mulheres foi se consolidando e, hoje, elas conquistam cada vez mais espaço em vários segmentos da sociedade.

mayra brito feliz

O Brasil é o país com um governo com o maior volume de políticas públicas em favor das mulheres. No campo político institucional elas são alvos de centenas de medidas, direcionadas especialmente para o desenvolvimento e bem estar delas. Já foram construídos milhares de hospitais da mulher, associações em defesa de mulheres, secretarias especiais para elas, programas de desenvolvimento profissional, delegacias da mulher, dia da mulher, comitês da mulher, além de uma mega exposição na mídia.

mayra e paulo monte

No campo político jurídico, as mulheres têm mais direitos e privilégios que os homens: foro privilegiado nas ações judiciais de família, isenção do serviço militar, aposentadoria com menos tempo de contribuição, aposentadoria com menos tempo de serviço, direito de aquisição exclusiva da propriedade imóvel nos programas habitacionais da CDHU, COHAB, e CEF, e agora a Lei Maria da Penha.

mulheres recebendo chuva de petalas

Essa lei, considerada como �??a melhor lei já feita�?� para as mulheres, é claro, é capaz de expulsar o marido de sua própria casa, em questão de horas, colocá-lo na cadeia por dias ou semanas, e determinar seu afastamento físico da companheira, sob pena de imediato encarceramento, mas é preciso fazer muito mais.

01 mayra colete

Em 2011, as brasileiras obtiveram grandes conquistas. A primeira mulher presidenta do Brasil, Dilma Rousseff, tomou posse. E no Parlamento, foram eleitas as primeiras vice-presidentas da Câmara dos Deputado (Rose de Freitas, do Espírito Santo) e do Senado (Marta Suplicy, de São Paulo).

 

A Casa ao lado, o Senado, só elegeu suas primeiras parlamentares em 1990. Júnia Marise (Minas Gerais) e Marluce Pinto (Roraima) foram as primeiras senadoras eleitas do Brasil. Em 1994, Roseana Sarney é a primeira mulher escolhida pelo voto popular para chefiar um estado, o Maranhão.

 

 

A luta das mulheres pelo espaço na política é antiga. Ainda no período do Império, em 1880, a dentista Isabel de Mattos Dillon evocou na Justiça a Lei Saraiva (que permitia aos detentores de títulos científicos votar) para requerer seu alistamento eleitoral.

 

Aos poucos, as mulheres foram conquistando cargos que, até então, eram exclusividade masculina. Em 1933, a média paulista Carlota de Queirós é eleita a primeira deputada federal do País. �??Cabe-me a honra, com a minha simples presença aqui, de deixar escrito um capítulo novo para a história do Brasil: o da colaboração feminina para a história do País�?�, disse em seu primeiro pronunciamento na Câmara em 13 de março de 1934.

 

Nos anos seguintes, surgiram várias iniciativas isoladas para permitir o voto feminino. Em 1894, Santos, no litoral paulista, promulga o direito das mulheres ao voto. A medida foi derrubada no ano seguinte. Em 1905, três mulheres conseguiram se alistar e votar em Minas Gerais.

Em 1928, o Brasil elege sua primeira prefeita: Alzira Soriano de Souza, na cidade Lages, no Rio Grande do Norte. O voto feminino só se tornou um direito nacional em 1932.

.

Que você achou desse assunto?

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -

ASSUNTOS RELACIONADOS

Câmara de Prado homenageia o dia internacional das mulheres

As atividades legislativas desta terça-feira (08) foram encerradas com a distribuição de flores e outras lembranças para as mulheres presentes no plenário, para as colaboradoras e para Luciana da Lookgás, única mulher a ocupar uma das onze cadeiras de vereador na Câmara Municipal de...

Um dia pra ficar na memória das crianças, muitas delas, experimentou pela primeira vez um passeio no trem da alegria. A equipe do trenzinho, fantasiados de personagens do imaginário infantil, também tornou esse domingo (17), um dia especial. Ainda teve muito algodão doce para alegriar as...

Vereador Odilei promove um dia especial para as crianças de São Francisco

Por muito tempo, esse domingo, dia 17 de outubro, vai ficar na memória das crianças de São Francisco, distrito do município do Prado. O dia especial para as crianças contou com a realização de gincanas e brincadeiras. Teve também castelo de bolinhas para os pequeninos...