Chegou à Bahia vítima de tráfico de pessoas

Publicado em

Tempo estimado de leitura: 2 minutos

Uma das vítimas da quadrilha internacional, que atuava em Salvador e traficava mulheres para a Espanha, retornou no sábado (2) à capital baiana. Ao desembarcar no Aeroporto Internacional de Salvador, a jovem contou com o apoio do Governo do Estado da Bahia, por meio das Secretarias da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos (SJCDH) e Políticas para as Mulheres. Inicialmente ela foi recebida pela assistente social da Polícia Federal, Walderez Marques, e depois encaminhada para a superintendência de Apoio e Defesa aos Direitos Humanos �?? SUDH. Após o primeiro atendimento, a vítima foi conduzida pela equipe da SJCDH para um local seguro.

trafico pessoas

A vítima é umas das cinco baianas aliciadas por falsos agenciadores que faziam promessas de emprego tentadores na Europa. Elas eram obrigadas a pagar 4.000 euros, referentes às despesas do transporte. Durante quatro meses, ela viveu em Salamanca, em poder de uma quadrilha do tráfico internacional de mulheres. A proposta de ganhar dinheiro alto atraiu para a cidade espanhola, a jovem de 30 anos, que não quis se identificar. �??Eles se aproximaram de mim, ganharam minha confiança, fizeram uma lavagem cerebral. Não vou mentir, fiquei com muita vontade de ir, pois da forma que eles falavam, em pouco tempo poderia comprar um carro, muito me seduziu”, relatou.

Campanha contra o tráfico de pessoas: O tráfico de pessoas é a terceira modalidade criminosa mais lucrativa do mundo, atrás apenas do tráfico de drogas e armas. Segundo dados da Organização das Nações Unidas, essa atividade criminosa movimenta mais de R$ 650 milhões e vitima 2,5 milhões de pessoas por ano. A Secretaria da Justiça já vem atuando na monitoração de casos e resgate de pessoas. Uma unidade do Núcleo de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas já funciona no Pelourinho e, nos próximos meses, mais uma unidade vai ser instalada no Aeroporto Internacional de Salvador.

No início do ano, a SJCDH intensificou o combate lançando uma campanha que já conta com a adesão de diversas personalidades e artistas baianos, como Bel Marques, do Chiclete com Banana, Carlinhos Brown, Claudinha Leite, Banda Aiyê, Grupo Cultural Olodum, dentro outros. A campanha pretende atingir todos os públicos, mas principalmente alertar mulheres, crianças e adolescentes que são as maiores vítimas desse tipo de crime.

A ação deu início depois de uma denúncia anônima. A Rede Globo de Televisão defende que o tema discutido na novela Salve Jorge, pode ter contribuído para a denúncia.

.

Que você achou desse assunto?

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -

ASSUNTOS RELACIONADOS

Polícia prende acusada de participar de sequestro do bebê em Caravelas

Leila de Menezes Dias foi presa na manhã deste sábado (18) por agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF), no trecho da BR-101, logo após Itabatan, distrito de Mucuri. Ela embarcou em Vitória com destino à cidade de Teixeira de Freitas. A análise na lista de...

Pau Veio confessa que matou a enfermeira desaparecida em Minas Gerais

O crime aconteceu na última segunda-feira (15). O principal suspeito foi preso na noite desta sexta-feira (19), na cidade de Guarapari, no estado do Espírito Santo, por força de um mandado de prisão preventiva, expedido pela justiça de Santana do Paraíso. A prisão dele era...

Localizado em Teixeira de Freitas o veículo da enfermeira desaparecida no estado de Minas Gerais

O veículo (Chevrolet Onix, cor branca, placa PZL-5521) foi localizado na Rua Valdivino Ferreira de Queiroz, no Setor Bahia Sul, em Teixeira de Freitas/BA. A polícia militar da 87ª Companhia Independente chegaram ao veículo através do sistema de rastreamento, numa ação deflagrada na noite desta...