Porto Seguro recebe uma UPP e base de comunicação

Publicado em

Tempo estimado de leitura: 3 minutos

O município de Porto Seguro, localizado no Extremo Sul do estado, recebeu a 12ª base comunitária de segurança da Bahia, passando a funcionar no bairro Baianão, e um Centro Integrado de Comunicação (Cicom), ambos inaugurados nesta segunda-feira (28) pelo governador Jaques Wagner. O Cicom vai atender, além de Porto Seguro, outros sete municípios: Eunápolis, Itabela, Guaratinga, Santa Cruz Cabrália, Belmonte, Itapebi e Itagimirim.

inauguracao

Já com a estrutura definitiva implantada, a base comunitária foi montada no mesmo modelo das outras já em funcionamento no estado. Oitenta policiais foram destacados para a unidade, que possui 12 viaturas, sendo quatro automóveis e oito motocicletas. Câmeras de segurança estão monitorando pontos estratégicos do bairro.

base inaugurada

A base conta ainda com um Centro Digital de Cidadania, onde a população pode fazer cursos de informática e se conectar gratuitamente à internet. O professor de futebol, Geraldo Francisco Júnior, destacou a importância da realização de atividades que vão além do policiamento. �??O mundo da droga está avançando. Quanto mais ocupada a mente, é melhor para o jovem. Aqui tem computador, tem internet, isto vai afastar as pessoas das coisas ruins.

O despachante Pedro Mota disse que a base traz tranquilidade e uma expectativa positiva para a comunidade. �??�? um projeto que irá trazer mais credibilidade para a presença do Estado em Porto Seguro. Este é um bairro que tinha um índice muito alto de violência, atrapalhando inclusive o desenvolvimento da cidade, que vive do turismo�?�.

De acordo com o governador, o programa Pacto Pela Vida, do qual as bases comunitárias de segurança fazem parte, é focado na diminuição dos assassinatos. �??O Baianão foi o bairro escolhido por apresentar um índice de violência acima da média e eu espero que o reflexo da chegada da base seja o mesmo que tivemos em outras regiões, com a redução dos homicídios�?�, ressaltou.

cicom

Cicom: O Centro Integrado de Comunicação (Cicom) reúne os sistemas e servidores das polícias Civil, Militar e Técnica e do Corpo de Bombeiros em Porto Seguro. A unidade conta também com 17 atendentes de uma central telefônica, câmeras fixas e computadores. O contato com as unidades policiais nos municípios de Eunápolis, Itabela, Guaratinga, Santa Cruz Cabrália, Belmonte, Itapebi e Itagimirim é feito por meio de 93 rádios e a central pode ser acessada pela população através do número 190.

wagner

�??O Cicom trará mais eficiência a todo o trabalho da polícia. Com isto, teremos mais facilidade para ordenar o combate ao crime, na medida em que os carros que estão na rua têm ligação com o centro, que pode informar qualquer atitude suspeita ou a presença de algum marginal procurado pela polícia�?�, afirmou Wagner.

inaugural

Como parte do programa Pacto Pela Vida, a metodologia de policiamento de bases comunitárias trabalha de forma integrada com a comunidade, levando, além de mais segurança, qualidade de vida para população. Das 12 bases comunitárias de segurança instaladas no estado desde 2011, sete estão em Salvador.

mauricio

Segundo o secretário da Segurança Pública, Maurício Barbosa, houve diminuição média de 50% dos crimes de homicídios onde as bases já foram instaladas, números superiores a outras regiões onde há polícia comunitária no Brasil. �??Não adianta todas as prisões que a Secretaria da Segurança Pública vem fazendo destes líderes do narcotráfico se o território não estiver ocupado pela polícia. Nós entramos com a polícia e com a segurança para que outras ações sejam executadas a partir deste processo, evitando que os jovens sejam aliciados pelos traficantes�?�, explicou.

.

Que você achou desse assunto?

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -

ASSUNTOS RELACIONADOS

Bahia vai convocar policiais militares e realizar concurso para polícia civil

2.800 policiais militares aprovados em concurso público serão convocados esse ano para ingressar na corporação. Já neste mês de março 1.000 policiais novos chegam para reforçar a segurança pública no interior do estado, após formação. Outros 1.800 iniciam curso e estarão atuando na Polícia Militar...

Motocicletas e viaturas novas são entregues na comemoração dos 197 anos da Polícia Militar da Bahia

A Polícia Militar da Bahia (PMBA) recebeu mais 150 motocicletas e 27 viaturas para reforçar a segurança pública no estado. A entrega dos 177 veículos faz parte dos atos de comemoração dos 197 anos da corporação, comemorado nesta quinta-feira (17), num evento realizado na Vila...

Entrega de novas viaturas contam a presença do comandante geral da Polícia Militar em Itamaraju

Na tarde de quarta-feira (07), aconteceu na Sede da 43ª CIPM, em Itamaraju, a cerimônia de entrega oficial de novas viaturas que passarão a integrar a frota da unidade. No ato que foi presidido pelo Coronel Anselmo Brandão, Comandante Geral da PMBA, a unidade...