Câmara de Santo Antônio de Jesus continua fechada depois de tumulto

Publicado em

Tempo estimado de leitura: 2 minutos

As chaves da sede da Câmara Municipal de Santo Antônio de Jesus, a 193 Km de Salvador, foram entregues ao Fórum Wilde Oliveira Lima após uma discussão entre os edis, que começou no dia da posse do prefeito e dos vereadores do município, na terça-feira (1°). O órgão legislativo está fechado desde então.

camara santo antonio fechada

A confusão aconteceu após os vereadores que pertencem à base do governo eleito decidirem realizar eleição para o novo presidente da Câmara no dia 1º, desobedecendo a Lei Orgânica do município, que prevê eleição para mesa diretora no dia 2 de janeiro, de acordo com o promotor de Justiça Valdemar Ferraz Filho.

“Até o momento da posse não houve problema nenhum. Mas, depois da posse os vereadores do prefeito eleito, fizeram um requerimento de surpresa pedindo a antecipação da mesa diretora para o dia primeiro. A partir daí, gerou-se um tumulto depois que o presidente interino, que estava deixando o mandato, não quis aceitar [a votação] porque a posse e a eleição não estavam planejadas para acontecer no mesmo dia”, explica o promotor.

egundo Ferraz Filho, sete vereadores que pertecem ao grupo do prefeito eleito, e dois do ex-prefeito, entre eles o presidente interino da Câmara, estavam presentes no momento da posse. Os dois últimos teriam deixado o plenário após se recusarem a realizar a eleição, levando com eles a chave do prédio do legislativo. Como não quis entregar, iniciou-se a  confusão, até as duas partes decidirem entregar as chaves à polícia, que depois encaminhou ao fórum.

O processo tramita na justiça, enquanto o órgão legislativo funciona sem novo presidente. Os vereadores que realizaram a eleição tem até dez dias para apresentar uma defesa por escrito. Depois, o Ministério Público da Bahia tem mais dez dias para apresentar o seu parecer, antes do juiz responsável pelo caso decidir se validará a eleição realizada ou se haverá um novo pleito.

.

Que você achou desse assunto?

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -

ASSUNTOS RELACIONADOS

Ex-prefeito de Caravelas foi mais uma vez denunciado no Ministério Público

O Tribunal de Contas dos Municípios, nesta quarta-feira (29/05), julgou procedente o termo de ocorrência formulado contra o ex-prefeito de Caravelas, Jadson Silva Ruas, em razão de irregularidades no processo licitatório realizado para contratação de serviços de publicação de atos institucionais e oficiais em...

TCM denuncia ex-prefeito de Teixeira de Freitas ao Ministério Público

O Tribunal de Contas dos Municípios (TCM/BA), nesta quarta-feira (16), solicitou ao Ministério Público Estadual investigar o ex-prefeito de Teixeira de Freitas, João Bosco Bitencourt, para apurar a prática de ato criminoso ou de improbidade administrativa na contratação direta de empresas, no exercício de 2015....