Ao vivo: Rodrigo Pacheco é o convidado do Roda Viva

O presidente do Senado Rodrigo Pacheco (PSD-MG) será o...

Ladrão furta carro com bebê de três meses dentro; história tem final feliz

O carro de uma mulher foi furtado com...

Repórter da Jovem Pan questiona Paulo Cupertino sobre morte de Rafael Miguel; assista

Paulo Cupertino, acusado de matar o ator Rafael Miguel,...

Pesquisa para definir candidato da terceira via amplia crise interna no PSDB

A carta enviada por João Doria (PSDB) ao presidente...

ACM Neto anuncia os dois últimos nomes para compor secretariado

Publicado em:

COMPARTILHE ESSE ARTIGO:
 
acm neto novos secretários (Foto: Divulgação)ACM Neto apresenta últimos secretários
(Foto: Divulgação)

O prefeito eleito ACM Neto anunciou na tarde desta quarta-feira (26) os nomes dos dois últimos secretários que irão compor a gestão municipal. Na sexta-feira (14), seis foram indicados para cargos de chefia no executivo.

Para a Casa Civil irá ocupar Albérico Mascarenhas, economista com pós-graduação em Finanças Públicas e Administração Financeira. Foi secretário estadual da Fazenda (1998/2005) e coordenador do Confaz (2002/2005), período em que foi implantado o cadastro unificado e desenvolvido o projeto da Nota Fiscal Eletrônica.

Já para ocupar a Secretaria de Gestão e Planejamento, ACM Neto convidou Alexandre Palperio, administrador de empresas e mestre em Administração pela UFBa. Ele foi chefe de gabinete da Secretaria estadual da Ciência, Tecnologia e Inovação e diretor-geral da Fapesb (Fundação de Amparo à Pesquisa da Bahia).

Na lista abaixo, confira o perfil de cada um dos indicados, com base em informações repassadas pela assessoria de imprensa de ACM Neto:

Guilherme Bellintani, novo secretário de ACM Neto, Salvador (Foto: Divulgação/ACM Neto)Guilherme Bellintani, pasta de Desenvolvimento,
Turismo e Cultura (Foto: Divulgação/ACM Neto)

 

 

 

 

 

 

 


Secretaria de Desenvolvimento, Turismo e Cultura: Guilherme Bellintani, de 35 anos, é graduado em Direito pela Universidade Católica de Salvador (Ucsal) e doutor em Desenvolvimento Regional e Urbano pela Universidade Salvador (Unifacs). Ele é sócio, diretor-geral e professor da Faculdade Baiana de Direito e um dos fundadores do JusPODIVM, editora de livros jurídicos com atuação no norte e no nordeste. 

Ivanilson Gomes, pasta de Cidade Sustentável Salvador (Foto: Valter Pontes/Divulgação ACM Neto)Ivanilson Gomes, pasta de Cidade Sustentável
Salvador (Foto: Valter Pontes/Divulgação ACM Neto)

 

 

 

 

 

 

 

 

Secretaria da Cidade Sustentável: Ivanilson Gomes, de 47 anos, é graduado em Ciência Política pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), membro titular da Fundação Verde Herbert Daniel e presidente do Diretório Estadual do Partido Verde na Bahia. Ele também foi vice-presidente da União Nacional dos Estudantes (UNE) e integrante do Diretório Central dos Estudantes (DCE) da UFBA. 

Ivete Sacramento, pasta da Reparação (Foto: Valter Pontes/Divulgação ACM Neto)Ivete Sacramento, pasta da Reparação
(Foto: Valter Pontes/Divulgação ACM Neto)

 

 

 

 

 

 

 

 

Secretaria da Reparação: Ivete Sacramento, de 60 anos, é ex-reitora da Universidade do Estado da Bahia (Uneb) e mestre em Educação pela Universidade do Quebec em Montreal. Ela é graduada em Letras Vernáculas com licenciatura em português pela UFBA. É professora titular da Uneb. 

João Carlos Bacelar, pasta da Educação (Foto: Valter Pontes/Divulgação ACM Neto)João Carlos Bacelar, pasta da Educação
(Foto: Valter Pontes/Divulgação ACM Neto)

 

 

 

 

 

 

 

 


Secretaria da Educação: João Carlos Bacelar, que se mantém na pasta, tem 55 anos, é formado em Administração de Empresas pela UFBA e tem mestrado em Administração Pública pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Ele foi presidente do Instituto de Previdência de Salvador (IPS), vereador e deputado estadual.

José Antonio Rodrigues Alves, pasta da Saúde (Foto: Valter Pontes/Divulgação ACM Neto)José Antonio Rodrigues Alves, pasta da Saúde
(Foto: Valter Pontes/Divulgação ACM Neto)

 

 

 

 

 

 

 

 



Secretaria da Saúde: José Antonio Rodrigues Alves, de 49 anos, é formado em Administração de Empresas pela UFBA e pós-graduado em Administração Financeira e Auditoria Contábil de Governo pela FGV. Já foi secretário de Saúde do Estado da Bahia e, atualmente, é provedor da Santa Casa da Misericórdia da Bahia e do Hospital Santa Izabel.

José Carlos Aleluia, pasta de Urbanismo e Transporte (Foto: Valter Pontes/Divulgação ACM Neto)José Aleluia, Urbanismo e Transporte
(Foto: Valter Pontes/Divulgação ACM Neto)

 

 

 

 

 

 

 


Secretaria de Urbanismo e Transporte: José Carlos Aleluia, de 65 anos, é graduado em Engenharia Elétrica pela UFBA e pós-graduado pela Escola Federal de Engenharia em Itajubá, Minas Gerais. Foi presidente da Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf) e deputado federal entre 1991 e 2010. É professor da Escola Politécnica da UFBA e vice-presidente nacional do Partido Democratas (DEM). 

Maurício Gonçalves Trindade, pasta da Promoção Social e Combate à Pobreza (Foto: Valter Pontes/Divulgação ACM Neto)Maurício Trindade, da Promoção Social e
Combate à Pobreza (Foto: Valter Pontes/Divulgação)

 

 

 

 

 

 

 



Secretaria de Promoção Social e Combate à Pobreza: Maurício Trindade, de 50 anos, é graduado em Odontologia pela UFBA e Medicina pela Escola Baiana de Medicina e Saúde. Foi vereador, deputado estadual e federal. 

Mauro Ricardo Costa, pasta da Fazenda (Foto: Valter Pontes/Divulgação ACM Neto)Mauro Ricardo Costa, pasta da Fazenda
(Foto: Valter Pontes/Divulgação ACM Neto)

 

 

 

 

 

 

 

 

Secretaria da Fazenda: Mauro Costa tem 50 anos, é administrador de empresas, com pós-graduação em Administração Pública pela FGV. É auditor fiscal da Receita Federal, já ocupou cargos de secretário da Fazenda do Estado de São Paulo e secretário de Finanças da Prefeitura de São Paulo. Foi presidente da Fundação Nacional de Saúde (Funasa), do Ministério da Saúde, e superintendente da Zona Franca de Manaus.

Paulo Fontana, da pasta da Infraestrutura (Foto: Valter Pontes/Divulgação ACM Neto)Paulo Fontana, da pasta da Infraestrutura
(Foto: Valter Pontes/Divulgação ACM Neto)

 

 

 

 

 

 

 



Secretaria da Infraestrutura e da Casa CivilPaulo Fontana tem 59 anos, é formado em Engenharia Civil pela UFBA, mestre em Administração Pública pela Krannet School, em Indiana, nos Estados Unidos, e mestre em Planejamento e Transporte na Purdue University, também nos Estados Unidos. 

Rosemma Burlacchini Maluf, pasta da Ordem Pública (Foto: Valter Pontes/Divulgação ACM Neto)Rosemma Maluf, pasta da Ordem Pública
(Foto: Valter Pontes/Divulgação ACM Neto)

 

 

 

 

 

 

 



Secretaria da Ordem Pública: Rossema Burlacchini Maluf tem 46 anos, é graduada em Administração de Empresas pela Universidade de Salvador (Unifacs), empresária e vice-presidente da Associação Comercial da Bahia. É diretora do Sindicado dos Lojistas do Comércio da Bahia. Também integra o Fórum Empresarial da Bahia. 

Roberto Messias, da Agência Geral de Comunicação (Foto: Valter Pontes/Divulgação ACM Neto)Roberto Messias, Agência Geral de Comunicação
(Foto: Valter Pontes/Divulgação ACM Neto)



 

 

 

 

 

 

Agência Geral da Comunicação: Roberto Messias, de 60 anos, é jornalista, formado pela UFBA, com atuação no jornal A Tarde, Tribuna da Bahia e Jornal da Bahia. Também foi diretor de jornalismo da Brazilian Television Network, rede de televisão situada na Flórida, nos Estados Unidos.
 

João Inácio Ribeiro Roma Neto (Foto: Valter Pontes/Divulgação ACM Neto)João Inácio Ribeiro Roma Neto
(Foto: Valter Pontes/Divulgação ACM Neto)



 

 

 

 

 

 

Chefe de Gabinete: João Inácio Ribeiro Roma Neto, 40 anos, é formado em Direito, foi assessor do governo de Pernambuco, entre os anos 1991 e 1994, do Ministério da Administração, de 1995 a 1998, e delegado do Ministério da Cultura para o nordeste, entre os anos de 1999 e 2002.

Pedro Godinho, Assessoria de Assuntos Institucionais (Foto: Valter Pontes/Divulgação ACM Neto)Pedro Godinho,  Assuntos Institucionais
(Foto: Valter Pontes/Divulgação ACM Neto)

 

 

 

 

 

 

 


Assessoria de Assuntos Institucionais:Pedro Godinho, 65 anos, é formado em Direito pela UFBA, atual presidente da Câmara Municipal de Salvador, cujo mandato não foi renovado para 2013. Atuou como secretário municipal dos Esportes e da Articulação e Promoção à Cidadania. 

Luciana Rodrigues Vieira Lopes, Procuradoria Geral do Município (Foto: Valter Pontes/Divulgação ACM Neto)Luciana Vieira Lopes, Procuradoria  do Município
(Foto: Valter Pontes/Divulgação ACM Neto)


 

 

 

 

 

 

 

Procuradoria Geral do Município: Luciana Rodrigues Lopes, de 34 anos, formada em Direito Processual. Tem atuação na área cível, advogada da Agerba e Assistente Jurídica do Tribunal de Conta dos Municípios. É procuradora desde 2007.

Issac Edington, do Escritório da Copa (Foto: Valter Pontes/Divulgação ACM Neto)Issac Edington, do Escritório da Copa
(Foto: Valter Pontes/Divulgação ACM Neto)

 

 

 

 

 

 

 


Escritório da Copa: Isaac Edington tem 49 anos, é empresário, administrador de empresas, especialista em Psicologia Organizacional, tendo formação complementar em Estratégias de Negócios e Sustentabilidade pela Stanford Business School, dos Estados Unidos. Também é especialista em Gestão Responsável pela Fundação Dom Pedro. É fundador do site EcoDesenvolvimento.org.

Reinaldo Braga Filho, Prefeituras Bairros (Foto: Valter Pontes/Divulgação ACM Neto)Reinaldo Braga Filho, Prefeituras Bairros
(Foto: Valter Pontes/Divulgação ACM Neto)

 

 

 

 

 

 




Prefeitura-Bairro: Reinaldo Braga Filho, de 33 anos, foi prefeito por dois mandatos em Xique-Xique. É formado em Administração de Empresas pela Unifacs e especialista em Gestão de Pessoas pela UFBA.

Reforma Administrativa

A Câmara de Vereadores de Salvador aprovou o projeto de lei que trata da reforma administrativa da gestão municipal, elaborado pelo prefeito eleito ACM Neto (DEM) e encaminhado à Casa pelo atual gestor, João Henrique. O projeto foi debatido, sendo aprovado com os votos da bancada de situação, liderada pelo vereador Téo Senna (PTC), que é maioria. Dos 41 vereadores presentes, os nove opositores ao governo votaram contra. O debate durou mais de cinco horas, encerrado por volta das 20h.

Vereadores da oposição foram contrários ao início da votação, realizada em regime de “urgência urgentíssima”. A bancada tentou suspender a votação, com as alegações de que o projeto deveria ter sido publicado no Diário Oficial, discutido com a sociedade e explicado aos vereadores por um representante do governo de transição, segundo informou a assessoria de imprensa da Câmara Municipal. Aprovada, a nova lei tem que ser sancionada pelo atual prefeito.

“Foi aprovado do jeito que o prefeito [João Henrique] queria, mas com voto contrário da oposição”, disse a líder da bancada opositora, Vânia Galvão (PT). “A oposição fica obstruindo, queríamos sair daqui cedo. Não tem necessidade de discutir, por exemplo, a reforma administrativa, de cada vereador falar 20 minutos, estendendo a sessão”, avaliou Téo Senna.

Após o projeto de lei que prevê a reforma do administrativa, os vereadores começaram a discutir o Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano (PDDU), que teve artigos embargados pela Justiça. Por conta disso, a votação é alvo de nova polêmica entre situação, que quer aprovar, e oposição, que nega a urgência. Téo Senna afirma o desejo de aprovar a lei ainda esta noite. Não há previsão para o encerramento da sessão ordinária.

Na pauta, ainda estão a Lei de Orçamentária Anual (LOA) e a aprovação das contas do prefeito João Henrique, rejeitadas pelo Tribunal de Contas dos Municípios, além de centenas de projetos de lei de autoria dos próprios vereadores
.

.

O que você achou desse assunto? Deixa aqui seu comentário

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Mais emendas do que projetos

Se a Câmara dos Deputados fosse igual às empresas, o desempenho da bancada baiana em 2011 viraria motivo para uma conversinha na sala do...

Secretário do Planejamento, Zezéu Ribeiro, assina termo de posse

O novo secretário estadual do Planejamento, Zezéu Ribeiro, assinou termo de posse nesta quarta-feira (2), na Governadoria. Entre suas prioridades, estão a elaboração do...

Quatro novos secretários assinam termo de posse

Desejando “toda luz e sorte para fazermos mais e melhor para o povo baiano”, o governador Jaques Wagner acompanhou a assinatura do termo...