Itamaraju: Nova Praça da Independência é entregue a população da Cidade Baixa

Publicado em

Tempo estimado de leitura: 4 minutos

Uma verdadeira multidão compareceu ao ponto central da Cidade Baixa na noite desta sexta-feira (29/06) para acompanhar o cerimonial de inauguração da nova Praça da Independência. Entre os populares, moradores da localidade e das redondezas, pessoas que ao longo dos últimos anos se entristeceram com o estado em que ficou o logradouro. A Praça foi abandonada pelos ex-gestores que concentraram suas ações na parte alta da cidade em detrimento do esquecimento da Cidade Baixa.

praa independencia_inaugurao

Num passado bem próximo, iluminação precária, calçadas irregulares, bancos e guias quebrados, e, no lugar das antigas árvores, apenas tocos, dando ao local um aspecto de total abandono. Esse era o quadro visível a todos quantos passavam pelo local. Em setembro, ocasião em que se comemora a festa dos padroeiros e o município recebe comerciantes de diversas partes do país, a �??vergonha�?� da Cidade Baixa era colocada amostra para todos verem e zombarem.

praa independencia_inaugurao1

Felizmente, o atual prefeito, Manoel Pedro Rodrigues Soares (PSD), entendeu que aquela realidade precisava ser transformada, Itamaraju e o povo da Cidade Baixa não mereciam aquela situação, por isso, no dia 3 de dezembro, durante entrevista concedida à Rádio 99 FM, Manoel Pedro informou que havia protocolado em uma das Secretarias do Estado o projeto de reconstrução da praça, mas o gestor foi ainda mais longe ao afirmar que, �??se o Governo do Estado não iniciasse a obra até o mês de março que ele ia fazer com recursos próprios do município�?�.

praa independencia_inaugurao0

Muitos duvidaram, afinal foram tantas as promessas não cumpridas pelos ex-gestores, mas, qual não foi a surpresa, quando em fevereiro último, a população da Cidade Baixa se deparou com a máquina removendo os tocos das antigas árvores bem como a estrutura da velha praça, que foi cercada por tapumes e teve a obra de reconstrução iniciada.   

praa independencia_inaugurao5

 Menos de cinco meses depois, com a presença de várias autoridades, entre vereadores, secretários municipais e empresários, o prefeito devolveu a praça ao povo. Durante o cerimonial de inauguração o primeiro a fazer uso da palavra foi o secretário de Obras, Franccesco Scarpelino, Frei Chico. Ele afirmou que Itamaraju está vivendo o tempo da esperança, por conta das ações que estão acontecendo, �??Itamaraju viveu durante muito tempo o tempo das promessas, promessas que não iam a lugar nenhum e agora vive o tempo da esperança, esperança quer dizer expectativa de algo certo e nós temos a certeza hoje de que Itamaraju começou um novo caminho, daqui a uns dias, uns meses, uns anos, vai ser uma cidade referência no extremo sul, não só como qualidade de vida, mas como progresso, evolução e desenvolvimento, é isso que o nosso prefeito tem transmitido a todos nós�?�, disse Frei Chico.

praa independencia_inaugurao6

O secretário também afirmou que o tempo de esperança vai mudar o quadro que já se perpetua há anos no município, quando vários filhos têm deixado a cidade exatamente pela falta de oportunidades, �??agora temos a condição de mudar isso, as pessoas tem que vir para Itamaraju e não deixar a cidade�?�, enfatiza.

praa independencia_inaugurao8

O presidente da Câmara, vereador Rubens Cleudes de Jesus Neves, Rubens do Hospital (PR), também falou ao público presente e afirmou que o prefeito não estava entregando apenas uma praça, mas estava resgatando aquilo que foi perdido, �??muitos passaram pela Prefeitura, prometeram que iam fazer, por isso o povo já não acreditava em ninguém, mas o senhor não prometeu e fez, por isso o povo está aqui hoje�?�, disse, lembrando dos feitos da atual administração ao longo dos últimos dois anos, citando a pavimentação de todas as ruas do Bairro Primavera e do Bairro Jaqueira, o que representou a transformação de uma realidade vivida pelos moradores.

praa independencia_inaugurao7

Quando falou, o prefeito Manoel Pedro fez questão de cumprimentar a cada um dos presentes, lembrando a época em que a Cidade Baixa era o centro das atenções no município e a Praça da Independência, a principal. O prefeito afirmou que havia um descrédito muito grande por conta das inúmeras promessas já feitas pelos ex-gestores, �??sei que muitos não acreditavam e eles tinham seus motivos, mas nós contrariamos e fizemos, porque esse é o principal logradouro público do município por conta de sua história e eu não poderia continuar convivendo com aquela realidade de abandono em que se encontrava a praça�?�.

praa independencia_inaugurao9

Quando assumiu a Prefeitura, a cerca de dois anos, Pedro determinou que o asfalto, que inicialmente seguiria pela Avenida Brasil até a Baixa Fria, contornasse também a Praça da Independência, porque era vontade dele reconstruí-la, �??nós precisávamos resgatar a autoestima do povo de Itamaraju e principalmente deste povo da cidade baixa�?�, ressalta.

praa independencia_inaugurao3

O prefeito que não gosta de prometer nem de inaugurar as obras que faz, aproveitou para falar dos inúmeros feitos do seu mandato, lembrando a construção e reforma de várias escolas, reforma de PSF, pavimentação de várias ruas e obras de infraestrutura no interior do município. No final houve o hasteamento das bandeiras de Itamaraju, da Bahia e do Brasil; e o descerramento da Placa, inaugurando oficialmente a nova Praça da Independência.

.

Que você achou desse assunto?

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -

ASSUNTOS RELACIONADOS

Reunião em São José discutiu estratégias para o aumento da Produtividade da mandioca no município de Alcobaça

A reunião aconteceu na última terça-feira (10) na sede da Secretaria Municipal de Agricultura e Desenvolvimento Econômico, em São José, distrito de Alcobaça. O município foi dividido em 05 (cinco) núcleos territoriais para favorecer a participação do maior número possível de agricultores nas atividades. Núcleo...

Novos voos ligam Salvador a Teixeira de Freitas e Maceió

Dois novos voos ligando Salvador a Teixeira de Freitas, no extremo sul baiano, e a Maceió entraram em operação nesta segunda-feira (2). O lançamento das frequências da Azul Linhas Aéreas foi comemorado com um receptivo especial, no Aeroporto Internacional de Salvador, aos primeiros passageiros....

Ilhéus e 70 municípios ganham hospital de alta complexidade no sul da Bahia

Destino turístico e cenário de romances de Jorge Amado, o município de Ilhéus passa a ser conhecido também por abrigar uma das maiores e mais importantes unidades hospitalares do estado. Na tarde desta sexta-feira (15), o governador inaugurou o Hospital Regional Costa do Cacau,...