Caçada aos criminosos virtuais que criam perfis falsos na internet

Publicado em

Tempo estimado de leitura: 2 minutos

Nestas próximas eleições municipais, será freqüente a participação mal intencionada de usuários das redes sociais, criando perfis falsos para tentar ludibriar os eleitores, sobretudo, os indecisos, com informações inverídicas, envolvendo projetos políticos, candidatos aos cargos de prefeito e vereador. Já existem na Justiça Eleitoral denúncias de atos deste tipo.

Por ser uma eleição com limites territoriais, abrangendo o próprio município, será possível identificar estes bandidos virtuais, à serviço de partidos políticos e candidatos, que não dispunham de projeto para melhorar a vida das pessoas. A prática de falsear, ao contrário do que pensam os criminosos, é punida como crime, de falsidade ideológica e até estelionato. O Projeto de lei de Crimes Cibernéticos (84/1999) prevê o acréscimo uma conduta ilícita ainda mais abrangente e específica para as práticas comuns no ambiente eletrônico.

facebook finder_2

A incidência dos perfis falsos de brasileiros tem aumentado e por este motivo tem sido recorrente o uso não autorizado de imagens de terceiros, ataques à reputação na mídia digital, expondo as pessoas ao ridículo, e, por estes motivos, em alguns casos, sendo punidos pela legislação brasileira. O que o bandido virtual não sabe é que ele acaba deixando rastros de sua atividade, facilmente identificada e punida.

O Twitter, Facebook e Orkut têm sido alvo de inúmeros perfis falsos tanto de pessoas famosas, mas também de pessoas comuns, usuários dessas redes sociais que tem perfis falsos criados para servir de alvo contra a sua honra.
No Brasil o ato é punível e transforma num campo minado a conduta daqueles que ainda acham que a internet é uma zona sem lei e que a tecnologia favorece ao anonimato, um grande engano.

Com ajuda dos internautas, o PrimeiroJornal irá manter atualizada uma lista com possíveis perfis falsos, auxiliando a rede social e a justiça criminal a identificar os bandidos virtuais, que tentarem desequilibrar o processo eleitoral, nas próximas eleições. Acompanhe nossa página no Facebook, Twitter e Orkut.

.

Que você achou desse assunto?

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -

ASSUNTOS RELACIONADOS

Cinco erros fatais para quem quer aumentar o engajamento no Instagram

O engajamento do Instagram tem caído cada vez mais e a plataforma favorece conteúdos de Reels, numa clara competição com o TikTok, de modo que entender como usar a rede social a favor do próprio negócio é crucial. Por isso, o especialista em marketing...

Itamaraju assina convênio para levar internet à comunidades carentes do município

Internet Para Todos está chegando para as comunidades mais carentes do município de Itamaraju. A ação foi concretizada durante visita do Prefeito de Itamaraju, Marcelo Angênica, à capital federal, onde assinou convênio no Ministério da Ciência e Tecnologia, garantindo a liberação de 8 (oito)...

Alunos do Projeto Novo Mais Educação assistem palestra sobre jornalismo e suas tecnologias

O Professor de informática, repórter e diretor do portal Itamarajunotícias, Marcos Aurélio Cunha, esteve ministrando uma palestra para alunos do Projeto Novo Mais Educação, sobre a profissão de jornalista. A palestra aconteceu nesta terça-feira (11), em Itamaraju. O profissional aceitou o convite da direção do...