TAGS

Substância radioativa roubada no Rio pode levar à morte, diz engenheiro.

Publicado em

Tempo estimado de leitura: 2 minutos

 

tn 627_600_material_radioativo_2011

Por volta da meia-noite de sábado, um carro que carregava material radiativo foi roubado próximo ao Trevo das Missões, na rodovia Washington Luís, em Duque de Caxias, na região metropolitana do Rio de Janeiro.

De acordo com a 59ª Delegacia de Polícia (Caxias), que investiga o caso, cinco homens armados abordaram o carro e renderam dois funcionários da empresa que viajavam no veículo.

A Polícia Civil já comunicou o roubo à CNEM (Comissão Nacional de Energia Nuclear) e à Polícia Militar, que está encarregada das buscas pelo veículo.

O Renault Logan pertence à Arctest, empresa especializada em serviços de inspeção e manutenção de equipamentos industriais.

De acordo com a Arcteste, o carro roubado tem adesivos nas duas laterais, na parte da frente e atrás comunicando que carregava material radiativo.

Ainda de acordo com a empresa, a substância era transportada segundo as normas da CNEM e estava dentro de uma caixa metálica blindada e trancada com cadeado. Se não for violada, a embalagem afasta qualquer risco de contaminação.
O engenheiro nuclear Raul dos Santos, técnico do Instituto de Radioproteção e Dosimetria da CNEM (Comissão Nacional de Energia Nuclear), explica que o selênio-75, mesmo exposto, não causa danos ao ambiente. A substância, no entanto, pode oferecer perigo se ficar próxima ao corpo humano por algumas horas.

“Se uma pessoa carregar o selênio-75 no bolso, por exemplo, por horas, ele pode causar queimaduras e até uma necrose que leve à amputação de algum membro. Se a substância permanecer em um mesmo ambiente fechado com seres humanos por mais de sete dias, pode levar à morte”, afirma o engenheiro.

Segundo Santos, a porção de selênio-75 que se encontrava no carro era aproximadamente a de um cilindro de 5mm de altura por 5mm de diâmetro.

“A periculosidade das fontes de material radiativo é classificada em uma escala de cinco graus, em que o primeiro é o mais perigoso. A quantidade de selênio-75 roubada pode ser considerada como de terceiro grau”, explicou o engenheiro.

A substância é usada para gamagrafia industrial, uma espécie de raio-x para verificar as condições de soldas em gasodutos e oleodutos.

.

Que você achou desse assunto?

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -

ASSUNTOS RELACIONADOS

Idoso é assassinado a tiros após ter seu veículo roubado no interior de Alcobaça

Joaquim Gonçalves de Souza (75 anos) foi morto na manhã desta segunda-feira (18), durante assalto. O crime aconteceu na estrada entre Tatu Fácil e São Jose de Alcobaça. O idoso foi morto à tiros durante o assalto do veículo (Fiat/Pálio, cor branca, placa a OZM-1289),...

Bandidos atiram em funcionário de correspondente bancário durante roubo de R$ 40 mil reais em Itamaraju

O roubo aconteceu na manhã desta quinta-feira (1° de fevereiro), em Itamaraju. O assalto aconteceu por volta das 8h30. Os bandidos levaram R$ 40 mil reais em dinheiro. Os bandidos desceram de um veículo armados e anunciaram o roubo, quando dois funcionários de um...

Polícia prende acusado de atacar carro-forte na BR-101

Uma ação conjunta entre unidades da Polícia Militar prendeu nesta terça-feira (12), um homem suspeito de envolvimento em um ataque a carro-forte na BR-101, nas proximidades da barragem de Pedra do Cavalo, no dia 4 de dezembro. Arma e explosivos foram apreendidos com o...