Rui Costa é o novo secretário estadual da Casa Civil

Publicado em

Tempo estimado de leitura: 3 minutos

Para voltar a fazer parte do trabalho em equipe do Poder Executivo Estadual, �??uma orientação do governador Jaques Wagner desde 2007�?�, e cuidar de projetos prioritários, em especial os ligados ao Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e à área social, o deputado federal licenciado Rui Costa tomou posse nesta quinta-feira (5) como secretário da Casa Civil. A cerimônia foi realizada na Fundação Luís Eduardo Magalhães (Flem), no Centro Administrativo da Bahia (CAB), pelo governador.

O vice-governador Otto Alencar, o presidente da Petrobras, José Sérgio Gabrielli, secretários de Estado, vereadores, prefeitos e parlamentares estaduais e federais também participaram da posse. Os ministros Mário Negromonte, das Cidades, Afonso Florence, do Desenvolvimento Agrário, e Eva Chiavon, interina do Planejamento, além dos três senadores da Bahia, Walter Pinheiro, Lídice da Mata e João Durval, marcaram presença.

ruicosta wagner

O novo secretário falou sobre algumas metas do Estado para este ano, ressaltando a melhoria da infraestrutura portuária e aeroportuária, �??que é um dos desafios�?�. A Ferrovia Oeste-Leste, o Porto Sul e os novos aeroportos de Feira de Santana, Vitória da Conquista e Ilhéus, disse, estão entre os projetos prioritários do governo.

Avanços na infraestrutura de saúde, com foco nas cidades do interior, e a ampliação da rede de educação, em especial a modalidade de ensino profissionalizante, também estarão entre as prioridades. Natural de Salvador, Rui Costa é economista, desenhista-projetista e técnico em instrumentação industrial.

ruicosta discurso

Sobre sua antecessora, Eva Chiavon, destacou que �??é uma pessoa que dedica a alma ao trabalho. Somos diferentes, mas a essência dos projetos estaduais é a mesma e quem define isso é o governador�?�.

Wagner lembrou da passagem de Rui Costa pelo Estado. �??Ele já trabalhou no governo, como secretário de Relações Institucionais, e teve um ótimo desempenho. Esperei ele concluir o primeiro mandato como deputado federal e o convidei para a Casa Civil, no lugar de Eva Chiavon, que foi convocada pela presidenta Dilma para atuar no Ministério do Planejamento�?�.

Com a saída de Eva Chiavon, em novembro, o chefe de gabinete da Casa Civil, Carlos Mello, ocupou o cargo interinamente, até a posse de Rui Costa.

Durante a posse, Eva Chiavon desejou sorte ao novo membro da equipe do Poder Executivo Estadual e reforçou a necessidade do secretário concentrar os esforços em projetos prioritários do governo baiano. �??Rui Costa tem todos os atributos para ocupar o cargo�?�.

ruicostaTrajetória: De 1981 a 2000, Rui Costa exerceu diversas atividades em empresas do Polo Petroquímico de Camaçari, Candeias e Salvador, e foi dirigente do Sindicato dos Químicos e Petroleiros e da Confederação Nacional dos Químicos.

Em 2004, foi eleito vereador em Salvador para a legislatura 2005/2009. Entre 2007 e 2010, foi secretário estadual de Relações Institucionais. No final de 2010, foi eleito deputado federal, com mais de 212 mil votos, para a legislatura 2011/2015.

Na Câmara Federal, integrou as comissões de Finanças e Tributação, Educação e Cultura e Segurança Pública. Também foi titular da Comissão Mista de Orçamento do Congresso Nacional e da Subcomissão de Reforma Tributária. Em agosto de 2011, foi designado relator da saúde no Orçamento da União.

.

Que você achou desse assunto?

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -

ASSUNTOS RELACIONADOS

Reunião em São José discutiu estratégias para o aumento da Produtividade da mandioca no município de Alcobaça

A reunião aconteceu na última terça-feira (10) na sede da Secretaria Municipal de Agricultura e Desenvolvimento Econômico, em São José, distrito de Alcobaça. O município foi dividido em 05 (cinco) núcleos territoriais para favorecer a participação do maior número possível de agricultores nas atividades. Núcleo...

Novos voos ligam Salvador a Teixeira de Freitas e Maceió

Dois novos voos ligando Salvador a Teixeira de Freitas, no extremo sul baiano, e a Maceió entraram em operação nesta segunda-feira (2). O lançamento das frequências da Azul Linhas Aéreas foi comemorado com um receptivo especial, no Aeroporto Internacional de Salvador, aos primeiros passageiros....

Ilhéus e 70 municípios ganham hospital de alta complexidade no sul da Bahia

Destino turístico e cenário de romances de Jorge Amado, o município de Ilhéus passa a ser conhecido também por abrigar uma das maiores e mais importantes unidades hospitalares do estado. Na tarde desta sexta-feira (15), o governador inaugurou o Hospital Regional Costa do Cacau,...