Filhos de Jonga Amaral não receberam salários da prefeitura de Prado apesar de lotados em PSF

Publicado em

Tempo estimado de leitura: 3 minutos

Os médicos Rafael e Ricardo Amaral, ambos filhos do prefeito de Prado, Jonga Amaral, não receberam salários pelo período em que ficaram lotados no Posto de Saúde da Família (PSF) do bairro São Sebastião. A prefeitura de Prado informou, através de nota de sua assessoria de Imprensa, que eles nem chegaram a realizar atendimento médico.

filhos jonga

A reportagem do Teixeira Notícias recebeu informações de que os filhos do prefeito faziam parte do quadro de pessoal da saúde de Prado e, ao consultar o sistema Datasus, do Ministério da Saúde, encontrou o nome dos dois na relação de profissionais desligados.

Rafael, que é ginecologista e obstetra, teria atuado de 3/2/2010 a 31/3/2010, enquanto Ricardo, que é homeopata, de 3/11/2009 a 31/3/2010. No cadastro, eles aparecem como �??profissionais desligados�?�, o que comprova que, de alguma maneira, eles foram ligados à área de saúde pradense dando a entender que recebiam pelos serviços que prestavam.

ms nota

Diante da suspeita de nepotismo ou algo mais grave, a redação do Teixeira Notícias manteve contato com a assessoria de comunicação da prefeitura de Prado, que foi solícita e tratou tudo de forma muito transparente.

Segundo a nota, Rafael Ferreira Amaral e Ricardo Ferreira Amaral nunca atuaram como médicos remunerados no município do Prado. O fato de os nomes deles aparecerem no Datasus se deveu a uma situação explicável e, até, de rotina.

�??No período citado, o município do Prado passava pelo processo de implantação do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF). Entre as obrigatoriedades da implantação está a formação de uma equipe, de um corpo de profissionais capacitados para atuar junto à população e que atenda aos sérios critérios do Ministério da Saúde. A partir daí ocorreu a nomeação dos senhores Rafael e Ricardo �?? apenas temporária e para efeito de montagem da equipe médica. Prova disso é que, em seguida, foi realizado o concurso e eles foram desligados. No lugar de Ricardo assumiu o Nilo Paraná Júnior �?? como consta no sistema do Ministério da Saúde �?? e Rafael foi desligado pelo fato daquela especialidade ter sido extinta do projeto daquele NASF no Prado�?�, esclareceu a assessoria.

rh nota

O esclarecimento da assessoria foi confirmado pelo servidor municipal Fernando Rodrigues Neto, responsável pelo abastecimento do sistema junto ao Ministério da Saúde. Ele confirmou a inserção dos nomes dos filhos do prefeito Jonga Amaral como uma medida feita �??exclusivamente para a montagem da equipe do NASF e de forma temporária. Logo que o concurso foi feito e a especialidade extinta eles foram descredenciados�?�.

Em anexo a nota, foi enviada à reportagem do TN uma certidão, emitida pela Divisão de Recursos Humanos, e uma declaração, emitida pela Divisão de Contabilidade, negando qualquer vínculo empregatício dos filhos do prefeito com a prefeitura de Prado.

contabil nota

Na oportunidade, a assessoria de comunicação ainda esclarece que o atual secretário de Saúde de Prado, Heron Amaral, não possui qualquer ligação de parentesco com o prefeito Jonga Amaral. O sobrenome �??Amaral�?� seria uma mera coincidência.

.

Que você achou desse assunto?

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -

ASSUNTOS RELACIONADOS

Ex-prefeito de Caravelas foi mais uma vez denunciado no Ministério Público

O Tribunal de Contas dos Municípios, nesta quarta-feira (29/05), julgou procedente o termo de ocorrência formulado contra o ex-prefeito de Caravelas, Jadson Silva Ruas, em razão de irregularidades no processo licitatório realizado para contratação de serviços de publicação de atos institucionais e oficiais em...

TCM denuncia ex-prefeito de Teixeira de Freitas ao Ministério Público

O Tribunal de Contas dos Municípios (TCM/BA), nesta quarta-feira (16), solicitou ao Ministério Público Estadual investigar o ex-prefeito de Teixeira de Freitas, João Bosco Bitencourt, para apurar a prática de ato criminoso ou de improbidade administrativa na contratação direta de empresas, no exercício de 2015....