Samsung apresenta ao governo brasileiro tecnologia de energia solar para casas populares

Publicado em

Tempo estimado de leitura: 2 minutos

As famílias beneficiadas com o projeto Minha Casa, Minha Vida, do Governo Federal, poderão contar em breve com energia solar, eliminando gastos com o consumo elétrico. A ideia surgiu em conversa do deputado federal Luiz Argôlo (PP-BA) com diretores da Samsung, uma das maiores empresas do mundo. Argôlo esteve este mês em missão oficial na Coreia do Sul para tratar de diversas oportunidades de negócios para o país. Ontem (22), o presidente da Samsung Construção e Comércio do Brasil, Calvin Jung, foi a Brasília para se reunir com o parlamentar, desta vez na Câmara dos Deputados. Ele estava acompanhado do vice-presidente de Estratégias Globais da empresa, o italiano Fabio Costa, do executivo de estratégias globais, o americano Robert Allen, e do diretor da Divisão de Energia Verde da Samsung do Brasil, Gilberto Pinto.

foto samsung

Os entendimentos entre o deputado e os empresários apontam para o desenvolvimento de tecnologia específica para a produção, a custo acessível, de um sistema de captação e armazenamento energia solar capaz de abastecer uma pequena casa, alimentando o consumo de lâmpadas e aparelhos elétricos. �??Estou propondo que a Samsung monte uma fábrica no Brasil, além de um centro de pesquisa e desenvolvimento, para produzir o equipamento nacionalmente, em troca do contrato para fornecimento ao programa habitacional do governo brasileiro�?�, explicou Argôlo.

Outra vantagem do país seria, ainda segundo o parlamentar baiano, que a Samsung já sinalizou que poderia ceder os detalhes técnicos desse projeto para o governo brasileiro adotar em outras iniciativas. �??Estamos oferecendo um bom negócio para a empresa e pedimos como contrapartida a geração de empregos e a realização de parcerias para o desenvolvimento de uma tecnologia nacional�?�, afirmou o deputado. Para formalizar as intenções do governo e da empresa, Argôlo levou a comitiva de empresários até o Ministério das Cidades, responsável pela execução do Minha Casa, Minha Vida, onde foram recebidos pelo ministro Mário Negromonte.

Na reunião no ministério, firmou-se  um memorando de entendimentos, documento no qual as duas partes demonstram sua intenção em dar seguimento à ideia. Os coreanos embarcaram de volta logo após o encontro, mas se declararam entusiasmados com o projeto. O presidente da empresa no Brasil chegou a afirmar que, havendo o entendimento, é possível montar a fábrica brasileira e começar a produzir as placas de captação e os sistemas de armazenamento ainda em 2012.

.

Que você achou desse assunto?

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -

ASSUNTOS RELACIONADOS

No Dia Mundial da Água, confira dicas de consumo racional do recurso

Todos os anos, o mundo debate sobre a importância da água para a sobrevivência humana. A data foi criada em 1992 pela Organização das Nações Unidas (ONU) com objetivo de ampliar a discussão sobre o recurso natural, essencial para vida em nosso planeta,...

Itamaraju: mulher chega ao topo do monte pescoço

Um dos principais cartões postais do extremo sul baiano, o Monte Pescoço, em Itamaraju, recebeu novamente a visita de montanhistas ansiosos para explorar os seus encantos, que vêm despertando curiosidade em quem passa pela região. Com o apoio logístico do Gads (Grupo de Apoio ao...