Lei de Economia Solidária para o estado da Bahia

Publicado em

Tempo estimado de leitura: 2 minutos

ecosol w300_h169O Projeto de Lei 18.636/10, que dispõe sobre a criação da Política Estadual de Fomento à Economia Solidária no Estado da Bahia e do Conselho Estadual de Economia Solidária.

Fruto do diálogo com o governo e os movimentos da economia solidária, a Lei estabelece uma série de diretrizes e mecanismos voltados ao segmento, como apoio à formação, divulgação e comercialização de produtos, orientação técnica e linhas de crédito especiais. Também cria o Conselho Estadual, órgão que terá entre as finalidades planejar e acompanhar o desenvolvimento da Política de Economia Solidária.

Ao longo deste ano, a deputada Neusa Cadore (PT), relatora do PL, promoveu audiências públicas e atividades com a sociedade civil e o Fórum Baiano de Economia Solidária onde foram discutidos aspectos da proposição e recolhidas sugestões que foram incorporadas ao texto original, enviado pelo poder executivo.

A deputada Neusa Cadore afirma que o marco legal visa fomentar, fortalecer os empreendimentos econômicos solidários e contribuir na erradicação da miséria, beneficiando milhares de famílias e inserindo o estado num outro modelo de desenvolvimento socioeconômico e de bem estar social. �??O combate à pobreza extrema é o principal compromisso do governo da presidenta Dilma e a economia solidária pode ser um instrumento no enfrentamento das desigualdades que excluem milhares de pessoas, ao possibilitar através da Lei, o acesso aos bens e recursos públicos para seu desenvolvimento�?�, afirma a parlamentar.

No Brasil, apenas oito estados brasileiros possuem legislação específica: Pernambuco, Rio Grande do Norte, Santa Catarina, Minas Gerais, Mato Grosso, Rondônia, Mato Grosso do Sul e Acre.

A Economia Solidária é uma forma de organização econômica que se caracteriza na produção, oferta de serviços, comercialização, finança ou consumo baseada na autogestão, na democracia e na cooperação. O campo da economia solidária é formado por iniciativas coletivas diversas, a exemplo de cooperativas de reciclagem, redes de produção e comercialização e consumo, cooperativas ligadas à agricultura familiar, cooperativas de prestação de serviços, instituições financeiras voltadas ao fortalecimento de empreendimentos populares solidários, entre outras.

De acordo com o SIES (Sistema de Informações em Economia Solidária), em 2010, o Brasil possuía mais de 26 mil empreendimentos econômicos solidários. Somente na Bahia existem mais de 1.600 iniciativas dessa natureza.

.

Que você achou desse assunto?

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -

ASSUNTOS RELACIONADOS

Caravelas conquista recursos para a reforma de unidades básicas de saúde

Essa é mais uma conquista importante na viagem do Prefeito de Caravelas, Silvio Ramalho, à Salvador.    Nesta segunda-feira (07), o Governo da Bahia já havia autorizado a construção de 45 casas populares, antes de liberar mais recursos, desta vez, para a reforma e revitalização de cinco das nove...

Reunião discute solução para pendências de projetos de energia elétrica no município de Caravelas

A Reunião aconteceu no Gabinete da Prefeitura de Caravelas, com presenças de Jainan Bassete e Geovana Gama (ambos analistas comerciais da Coelba NeoEnergia), Thabata Siquara (Procuradora Jurídica Municipal) e Ana Paula (Assessora de Gabinete), representando a administração pública do município de Caravelas. Dentre os assuntos...

Prefeitura de Prado e Secretaria de Infraestrutura da Bahia discutem medidas para melhorar segurança nas avenidas em Prado

Dentre as medidas imediatas, estão a instalação de redutores de velocidade (quebra-molas) e maior sinalização de trânsito em vários trechos da área urbana da cidade do Prado. A medida visa reduzir o número de acidentes e garantir maior segurança para a população, principalmente, de pedestre...