Brigadistas do PrevFogo de Prado participam de palestra sobre queimadas

Publicado em

Tempo estimado de leitura: 3 minutos

A proximidade do período de verão faz aumentar o risco de incêndio. Com o objetivo de diminuir as incidências, o governo federal promove parcerias para contratar brasileiros que comprovem aptidão para suportar esforço físico, mediante provas práticas e laudos médicos, além do domínio no uso de ferramentas agrícolas. Os brigadistas selecionados passam por treinamento técnico para a função. Este processo de contratação acontece à cada seis meses  com o objetivo de prevenção e combate aos incêndios florestais, que é maior nesta época do ano.

prev04

Nesta quinta-feira (24),  na Câmara Legislativa do Prado, os brigadistas que vão integrar a frente de combate aos incêndios que surgirem no município, assistiram a uma palestra da analista ambiental Gleice Assumpção, do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), de Brasília.

prev03

De acordo com a analista ambiental, a meta da oficina é tratar de aulas teóricas, com duração de 32 horas, para preparar o brigadista à atividades de prevenção, causa e conseqüência do fogo e  mudanças globais.

 

 

prev02As contratações de brigadistas escolhem jovens que residem no próprio município, considerando o fato de que sua habilidade e conhecimento da geografia da região e relacionamentos no local são características que facilitam o papel de agente socioambiental na sensibilização de amigos e vizinhos para prevenção de incêndios, principalmente quando utilizarem o fogo como ferramenta agrária.

�??Hoje foi relatado, em atividade feita com os brigadistas, que muitos fazendeiros do município  usam o fogo como forma de limpar o terreno, queima de pasto, queimadas para retirada de lenhas, além da prática de caça e vandalismo. Fiquei pasma ao saber que a queima de lixo a céu aberto acontece pelas mãos de funcionários da coleta de lixo. Esta é uma atitude prevista como crime ambiental e pode render multa de R$ 500,00 à R$ 50 milhões para o infrator, dependendo da área e da quantidade de resíduos que estão sendo eliminados�?�, destacou a analista ambiental.

prev01

O Programa de Combate a Incêndios Florestais está vinculado ao PrevFogo, do Ibama, que visa atender a áreas críticas, definidas por dois critérios: municípios onde foram identificados por satélite, mais de mil focos de calor ao ano, ou, municípios de relevante importância ambiental devido a presença de remanescentes. Em Prado está o Parque Nacional do Descobrimento, uma grande faixa de terra, protegendo floresta remanescente da Mata Atlântica, uma pequena porção do patrimônio da humanidade, responsável pela biodiversidade natural.

.

Que você achou desse assunto?

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -

ASSUNTOS RELACIONADOS

No Dia Mundial da Água, confira dicas de consumo racional do recurso

Todos os anos, o mundo debate sobre a importância da água para a sobrevivência humana. A data foi criada em 1992 pela Organização das Nações Unidas (ONU) com objetivo de ampliar a discussão sobre o recurso natural, essencial para vida em nosso planeta,...

Itamaraju: mulher chega ao topo do monte pescoço

Um dos principais cartões postais do extremo sul baiano, o Monte Pescoço, em Itamaraju, recebeu novamente a visita de montanhistas ansiosos para explorar os seus encantos, que vêm despertando curiosidade em quem passa pela região. Com o apoio logístico do Gads (Grupo de Apoio ao...