Conselho da Resex Corumbau capacita conselheiros

Publicado em

Tempo estimado de leitura: 2 minutos

Nos dias 26 e 27 de março ocorreu em Cumuruxatiba, Prado/Bahia a 33ª. reunião do Conselho Deliberativo da RESEX Corumbau (CDREMAC) em conjunto com uma oficina de capacitação dos conselheiros.

Mais de 70 pessoas estiveram presentes, entre elas representantes de diversas instituições, como as Prefeituras locais, Secretaria Estadual de Meio Ambiente, ONG`s, Colônias de pescadores, além dos extrativistas beneficiários da RESEX.

icmbio_04

A oficina contou com o apoio de servidores do ICMBio de outras unidades, Felipe Mendonça, coordenador nacional de Educação Ambiental e Capacitação, Sérgio Freitas da RESEX Canavieiras/BA e Alessandro Marcuzzi do PARNA Descobrimento/BA.

O objetivo principal do encontro foi a primeira reunião anual do conselho da RESEX, renovado em julho de 2010, e promover a capacitação de seus membros para tomada de decisões e planejamento das ações do conselho.

icmbio_05

A capacitação proposta teve como enfoque o esclarecimento do papel do conselheiro, suas responsabilidades e atribuições e resultou na construção coletiva do Plano de Ações do Conselho. Desta forma, esperam-se como objetivos:
* Melhorar o funcionamento do Conselho Deliberativo;
* Fortalecer a atuação dos representantes das diferentes instituições, buscando maior integração;
* Valorizar a importância da participação dos diferentes membros do conselho para o trabalho de gestão da UC, em especial os extrativistas beneficiários.

Na reunião também foi eleita a executiva do Conselho: José Conceição de Jesus, o �??Zeca do Veleiro�?�, como vice-presidente do conselho, que conforme seu regimento interno deve ser membro da comunidade, a CI Brasil, para a primeira-secretaria, e os conselheiros comunitários participantes do �??Grupo Tanara�?�, para a segunda-secretaria. Conforme previsto em Lei, a presidência do conselho cabe à chefia da unidade.

icmbio_06

�??Cinema na praça�?� e forró: Como não poderia deixar de acontecer, num evento que reúne comunidade tradicional, na noite do primeiro dia ocorreu uma programação cultural a cargo do �??Grupo Tanara�?�, com exibição de vídeos com temáticas ambientais e muito forró pé-de-serra com um trio de forrozeiros formado por jovens da comunidade, que fizeram o pessoal dançar com muita alegria.

Espera-se, agora, a continuidade de eventos de capacitação, a fim de que o conselho da RESEX Corumbau amplie sua contribuição à democracia nesta região do Extremo sul da Bahia.


.

Que você achou desse assunto?

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -

ASSUNTOS RELACIONADOS

GADS promove passeio ao Parque Nacional de Abrolhos

O GADS (Grupo de Apoio ao Desenvolvimento Social) realizou no último domingo (17) uma expedição ao Parque Nacional Marinho dos Abrolhos, no município de Caravelas. A caravana, com a participação de 24 pessoas, teve como ponto de partida a cidade de Itamaraju. O mergulho ao...

Filhotes de tartarugas são soltas no litoral de Caravelas

133 tartaruguinhas começaram sua jornada pelo mar, depois de nascerem em ninhos da Praia do Grauçá. Os animais foram soltos na Barra de Caravelas, no litoral do município de Caravelas. Foi lá que nasceram, em ninhos construídos por tartarugas da espécie tartaruga-cabeçuda (Caretta caretta). A soltura...

Comitiva de Medeiros Neto visita Caravelas para conhecer trabalho ambiental realizado no município

A visita aconteceu nesta sexta-feira (19). O objetivo foi conhecer o trabalho realizado com a gestão ambiental de resíduos sólidos e a experiência com a fiscalização, licenciamento e educação ambiental. Os visitantes conheceram o processo de coleta e separação do material recolhido em Barra, Ponta...